Projeções para o ano ainda não foram revisadas, pois a empresa acredita que será possível atravessar a crise com as medidas que estão sendo adotadas
Por Ricardo Casarin
A ABB vê com otimismo a demanda do setor solar diante da manutenção do cronograma de leilões de energia. Companhia tem expectativa de que a crise do coronavírus sobre a economia não cause redução no consumo de energia no país. “Até onde sabemos, a EPE finalizou a análise dos projetos cadastrados para os certames de energia existentes e segue com os trâmites para que o leilão A-4 de energia seja realizado no final de maio. Com a manutenção do cronograma de leilões, apesar da crise causada pelo surgimento do coronavírus, nossas expectativas são positivas”, declara o vice-presidente de marketing e vendas da ABB Power Grids, Glauco Freitas.
O executivo afirma que a empresa tem boas perspectivas com o segmento de energia solar, onde possui grande presença. “No segmento de power grids, estamos presentes em aproximadamente metade dos projetos existentes. Também acreditamos e suportamos todas as iniciativas relacionadas às soluções híbridas.” Freitas destaca que algumas empresas independentes previam um aumento no consumo de energia de 3% a 4% para a demanda do ano. “A ABB espera que estes índices se ratifiquem.”
Freitas diz que as projeções para o ano ainda não foram revisadas, pois a empresa acredita que será possível atravessar a crise com as medidas que estão sendo adotadas. “A perfeita execução de projetos que possuímos em carteira, respeitando e protegendo todos os recursos humanos envolvidos, e a busca contínua por novas encomendas, seguem sendo discutidas e negociadas em ambiente virtual.”
A companhia atua no fornecimento de produtos, sistemas, soluções e serviços em sistemas de geração fotovoltaicos, desde geração distribuída até usinas de grande porte. “O segmento de renováveis é de grande importância para a ABB, inclusive diversos elementos de nosso portfólio foram pensados para tais aplicações em virtude dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da empresa para atender projetos dessa categoria”, explica o executivo. “A ABB tem grande foco e interesse nos projetos de energia renovável, onde é líder em Power Grids no Brasil, além dos projetos dos tradicionais do mercado de geração, transmissão e distribuição.
Ele aponta que a demanda do mercado de geração distribuída é crescente. “Principalmente no que diz respeito a energia renovável, que por sua vez é um componente importante para a geração distribuída. Acreditamos que esta demanda deve aumentar nos próximos anos e diante deste cenário temos soluções desenvolvidas para atender projetos com essa necessidade de DERMS (Distributed Energy Resource Management System).”
Comments