Entidade apresentou os programas estaduais desenvolvidos em conjunto com outros governos
Por Ricardo Casarin
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) se reuniu recentemente com representantes do governo do Espírito Santo para apresentar ações estratégicas para acelerar o crescimento da fonte solar e contribuir para retomada econômica da região. Participaram do encontro o Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Espírito Santo, Tyago Hoffmann, e o deputado federal líder da bancada capixaba na Câmara dos Deputados, Josias Mario Da Vitória.
A entidade apresentou os programas estaduais desenvolvidos em conjunto com outros governos, como Goiás, Tocantins e Piauí e incentivou o Espírito Santo a estruturar uma iniciativa equivalente na região.
Na ocasião, Hoffmann sinalizou que a fonte solar é considerada uma prioridade e que o governo está aberto para aprimorar o acesso ao crédito com melhorias nos programas de financiamento ao mercado e simplificar procedimentos de licenciamento ambiental da fonte solar. Também será avaliada pelo estado a possibilidade de ajustes tributários para a geração distribuída.
A ABSOLAR avalia que a reunião confirmou que, mesmo após mudanças na gestão do Espírito Santo, a fonte solar fotovoltaica permanece com alta prioridade na agenda, sendo vista como uma opção de curto prazo para ajudar na retomada econômica.
“Os exemplos levados pela ABSOLAR em termos de legislações estaduais e programas em andamento foram bem recebidos e o interesse do governo em fazer uso do Fundo Soberano de Royalties sinaliza o respaldo das iniciativas estruturadas pelo governo”, assinalou a entidade.
“Avaliaram também desenvolver mecanismos de garantia financeira que ajudem o crescimento do mercado, bem como fazer uso da tecnologia diretamente para a redução dos custos operacionais públicos via um modelo de PPP.”
Outra interação recente da ABSOLAR com governos estaduais, foi o envio de um ofício parabenizando o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pelo lançamento do Mapa de Disponibilidade da Cemig. A ferramenta online, que sinaliza a disponibilidade de conexões de geração distribuída em Minas Gerais, busca simplificar processos e contribuir para a redução da burocracia e dos custos, agilizando novos projetos e viabilizando negócios e investimentos no estado.
Saiba Mais: Energia solar no Espírito Santo
Commenti