Análise foi realizada pelo Ministério da Infraestrutura, que indicou ser exemplo de proteção ambiental e de sustentabilidade para o País
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) indicou o aeroporto de Salvador como o mais sustentável do Brasil, especialmente devido ao uso de energia solar, após análise realizada pelo Ministério da Infraestrutura, que afirmou ser exemplo de proteção ambiental e de sustentabilidade para o País.
A usina solar foi a primeira a ser construída em aeroporto e teve um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões. O equipamento foi instalado no cabeceio de uma das pistas de pouso e decolagem e possui 11 mil painéis solares em uma área de 30 mil m². A potência instalada é de 4.215 KWp e tem capacidade para suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros, o que equivale ao necessário para abastecer 3.800 residências populares.
De acordo com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, é muito importante para o Ministério da Infraestrutura acompanhar de perto a operação dos ativos, e a realização de investimentos não obrigatórios é um sinal muito positivo do compromisso da concessionária em oferecer equipamentos seguros e eficientes, além de serviço de qualidade ao usuário.
A análise do secretário ocorreu após visita em que o mesmo viu algumas das melhorias feitas durante as obras de reforma e ampliação, que teve um m investimento de R $ 700 milhões. Além da instalação da energia solar, o aeroporto passou por uma ampliação e reformas, como requalificação do sistema de drenagem, recapeamento, adequação da pista e implantação da área de segurança de final de pista (RESA) em ambos os extremos.
O aeroporto de Salvador faz parte da malha aeroportuária da VINCI Aeroportos, maior operadora de aeroportos privada do mundo e que gerencia o desenvolvimento e operação de 45 aeroportos, desde 2 de janeiro de 2018 por meio de um contrato de concessão de 30 anos. Desde essa época, o aeroporto incorporou padrões operacionais globais, buscando oferecer mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para seus passageiros. Com esse objetivo, foram realizadas obras de modernização e ampliação do terminal de passageiros, um investimento de R $ 700 milhões que aumentou sua capacidade em 50%, de 10 milhões para 15 milhões de passageiros por ano.
Apontado como o “Aeródromo Mais Sustentável do Brasil”, o Aeroporto Salvador Bahia se destaca pelo pioneirismo nas ações de preservação ambiental. Orientado pelo Pacto Aéreo, estratégia global da VINCI Aeroportos, o aeroporto foi o primeiro no Brasil a reaproveitar 100% da água consumida, a não despejar resíduos sólidos em aterros e a ter uma usina solar, com 4,2 MW de potência. As ações do aeroporto para reduzir as emissões de carbono também o levaram a receber a Certificação de Credenciamento de Carbono (ACA Certification), do Airports Council International (ACI).
Comentários