top of page

Algar inaugura mais uma planta solar de 5,8 megawatts em Minas Gerais

grupomotaservicos

Empresa aposta na sustentabilidade da energia fotovoltaica para aumentar competividade 

A Algar Telecom, uma das pioneiras no uso da fonte solar para autoprodução, vai inaugurar mais uma planta de 5,8 megawatts (MW) nesse ano em Minas Gerais. A nova usina, chamada Capim Branco, visa atender os objetivos da empresa de apostar em uma política energética baseada na fonte solar como forma de equacionar os custos de modo que se propicie o desenvolvimento sustentável.

“A intenção sempre foi a de contribuir usando as novas tecnologias para o uso da energia e precisávamos de alguma forma se sustentar, contribuindo além dos meios tradicionais”, explica Egídio Mendonça, diretor de infraestrutura da Algar Telecom.

A questão do planejamento é o maior desafio, segundo Mendonça, para garantir o sucesso das contratações, uma vez que toda a cadeia da fonte solar fotovoltaica já está estabelecida e com muitas empresas atuando no mercado mineiro. “Há pouco tempo, a busca de parceiros não era fácil, já que implantar uma usina solar com finalidade específica ainda era novidade mesmo para o setor. Era preciso traçar um contexto que dependia do sucesso da viabilidade dessa nova tecnologia”, comenta.

A Algar Telecom atua no mercado desde 2013 e já possui uma usina fotovoltaica de 5 MW no Estado. As duas estão enquadradas na regra da Geração Distribuída no Brasil, que está prestes a sofrer alterações. O executivo acompanha de perto o desenrolar da revisão da resolução 482 e afirma que uma eventual mudança pode deixar o setor solar economicamente menos interessante e isso poderia impactar na empresa que tem a energia como um dos principais insumos do serviço. 

“Vamos aguardar e dependendo do que for decidido, talvez tenhamos que redesenhar novas alternativas de continuar expandindo em energia fotovoltaica ou partir para outras fontes que venham a ser mais viáveis”, observa.

Ele defende a continuidade das regras atuais, fundamental para que o pilar de sustentabilidade com a fonte solar seja mantido, assim como os investimentos. “Se a conta for invertida, não só a Algar Telecom, como nenhuma outra empresa vai buscar uma forma de energia que não seja viável economicamente”, aponta.

A Algar também é um espelho para seus clientes apostando na otimização o uso da energia. “Há alguns anos temos investido forte em eficiência energética, utilizando lâmpadas com tecnologia LED, assim como o monitoramento do consumo nos sites. Em todas as nossas unidades em Minas Gerais serão atendidas por energia fotovoltaica”, complementa.


quanto-custa-a-energia-solar

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page