Empresa internacional de irrigação aposta no Brasil e aumentando portfólio de produtos com foco na sustentabilidade e tecnologia fotovoltaica
A Valmont, fabricante norte-americana da marca Valley de equipamentos de irrigação, vai apostar no mercado de energia solar. No início de junho, a empresa anunciou a compra de ações da companhia Solbras – Energia Solar do Brasil, empresa nacional no setor de energia fotovoltaica. Com a operação, a multinacional passa ser sócia majoritária no negócio, ampliando seu portfólio de soluções tecnológicas para irrigação aliada à sustentabilidade oferecida pela energia solar.
Para João Rebequi, vice-presidente da Valmont, responsável pela América Latina, a energia solar já é uma realidade estratégica, sendo fundamental em projetos que buscam a eficiência e a sustentabilidade. “Queremos levar essa expertise para os outros países da América Latina e, claro, em médio prazo, promover globalmente a tecnologia”, destacou.
Fundada em 2013, a Solbras é uma empresa brasileira com forte atuação no mercado local, dedicada à tecnologia para energia solar fotovoltaica distribuída a consumidores do mercado cativo, ou ao mercado livre de energia. Com unidades em São João da Boa Vista (SP) e Goiânia (GO), a empresa tem mais de 400 usinas instaladas ou em processo de comissionamento no Brasil.
Para a automação de sistemas de irrigação, a energia fotovoltaica traz diversos benefícios, além de assumir um papel importante para a redução do impacto ambiental. O diretor-presidente da Valmont, Renato Silva, comenta que, com a energia limpa, os produtores intensificam a qualidade de sua produção, economizando energia elétrica e reduzindo a utilização de água. “A alternativa tem grande o potencial econômico, eficaz e sustentável e por meio da parceria com a Solbras, passa agora, a entregar a tecnologia diretamente ao irrigante”, afirmou.
Já o diretor-presidente da Solbras, Geraldo Afonso Dezena da Silva, acredita que a joint venture anunciada é um marco na história da Solbras e da energia fotovoltaica no mundo. “Com a força da Valmont globalmente, conseguiremos impulsionar o mercado e valorizar a importância da energia solar para o agronegócio e todos os setores da economia. A Solbras assume, sem dúvida, uma maturidade mercadológica importante e decisiva para o avanço da tecnologia”, declarou.
Comments