Com o maior estacionamento solar brasileiro, centro de compras irá economizar R$1,1 milhão por ano
A cidade de Andradina, no estado de São Paulo, contará com o primeiro shopping autossustentável em energia elétrica do país. O projeto está previsto para início em janeiro de 2019. O estacionamento precisou ser reformado para suportar toda a estrutura que abrigará 4210 placas fotovoltaicas, servindo de abrigo para os carros. O principal objetivo é a sustentabilidade do shopping, que terá economia de cerca de R$1,1 milhão por ano.
As placas fotovoltaicas produzirão cerca de 2 gigawatts-hora (GW-h), deixando de emitir 164 toneladas de carbono, equivalente a 864 árvores. A Ray Solar Brasil é a empresa responsável pelo planejamento e implantação do sistema fotovoltaico, desde o estudo preliminar de viabilidade até o início da geração de energia, tornando empresas e residências mais sustentáveis.
Os projetos são personalizados, juntamente com toda a documentação técnica necessária. É solicitado à distribuidora uma conexão à rede elétrica e eles ficam responsáveis por todo o processo burocrático referente a este serviço. Este tipo de geração de energia não gera ruídos ou resíduos de qualquer espécie, trazendo economia e sustentabilidade.
A fonte solar é inesgotável e limpa, sem poluição, ao contrário das energias geradas por combustíveis fósseis. Embora ainda ocupe apenas 5,5% da produção de energia mundial, seu uso está crescendo em grande velocidade devido às questões climáticas que geram grande preocupação pelo mundo. Em busca de alternativas sustentáveis, a Alemanha, por exemplo, estabeleceu metas para que 80% de sua produção seja renovável até 2050.
As vantagens da captação de energia solar são o baixo custo de manutenção, vida útil de até 25 anos e retorno do investimento de aproximadamente 6 anos. Atualmente, várias empresas estão utilizando a tecnologia para se tornarem autossuficientes e sustentáveis.
No sistema fotovoltaico, as placas solares captam a radiação solar e a convertem em energia elétrica, corrente contínua, que é convertida em corrente alternada por meio de um inversor solar.
Além disso, todo o sistema é conectado à rede de energia, assim o volume de energia que não for utilizado é devolvido, gerando créditos com a concessionária. Desta forma, o shopping também contribui com o abastecimento local.
Comments