top of page

Aneel aprova 135 megawatts em produção independente de energia solar na Paraíba

grupomotaservicos

Projeto da Rio Alto tem outorga de 35 anos para implementação e exploração de mais cinco centrais fotovoltaicas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu à empresa Rio Alto Energia a outorga de 35 anos para implementação e exploração de mais cinco centrais fotovoltaicas sob o regime de produção independente de energia elétrica, totalizando 135 MW de capacidade instalada no município de Coremas, sertão paraibano. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União no final de julho.

A Rio Alto foi a primeira empresa a idealizar e construir uma usina solar independente do País que teve sua primeira parte da operação iniciada em 2018. O complexo solar é composto por dez usinas com capacidade de gerar 300 MWp, gerando 93 MWp em uma área de 300 hectares.

Para viabilização do projeto na época, o Grupo Rio Alto teve como financiadores o Banco do Nordeste e o Banco BTG Pactual, além disso, firmou importantes parcerias com a União Europeia, pioneira em energias renováveis e em soluções contra as mudanças climáticas. Entre as empresas parceiras estão a Nordic Power Partners,uma joint venture entre o IFU (Fundo Soberano da Dinamarca) e a EE (European Energy).

Os outros sete parques com capacidade de 210 MWp já estão totalmente desenvolvidos e prontos para implantação. Até 2040, a estimativa é que a produção de energia solar e eólica vá superar a produção de energia hidrelétrica no Brasil, podendo atingir 40% da matriz energética nacional.

Segundo o relatório sobre o futuro da produção de energia no mundo, divulgado anualmente pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF), até 2040, a produção de energia solar e eólica vai superar a produção de energia hidrelétrica no Brasil.

A energia hidrelétrica passará a responder por 29% da matriz energética nacional – queda de 35 pontos percentuais – e a eólica e solar, por 43% – alta de 37 pontos percentuais.

“O Grupo Rio Alto foi fundado em 2009 com o objetivo de desenvolver projetos de energia renovável, mas, acima de tudo, pensando no futuro das próximas gerações e em um desenvolvimento sustentável. Tenho orgulho de participar da transformação da cidade de Coremas e contribuir para uma economia mais verde no Brasil”, comenta Rafael Brandão, cofundador do Grupo Rio Alto.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page