top of page

Aneel libera 1,2 GW em produções independentes eólicas e solares no Nordeste

grupomotaservicos

Projetos eólicos somam 678,6 MW de capacidade instalada e solares, 515,5 MW, com outorgas de exploração no prazo de 35 anos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou 1,2 GW em projetos eólicos e solares sob o regime Produção Independente de Energia Elétrica no Nordeste. Os projetos eólicos somam 678,6 MW de capacidade instalada entre 19 centrais eólicas, e solares com 515,5 MW divididos em 15 UFVs – Centrais Geradoras Fotovoltaicas. As outorgas de exploração têm prazo de 35 anos.

O complexo eólico Tucano é o maior projeto com 483,6 MW e 13 centrais formadas por aerogeradores da Siemens Gamesa, instalados no município do nome do empreendimento na Bahia, adquiridos pela AES Tietê no ano passado e explorado pela controlada Tucano F2 Geração de Energias. Diferentemente das demais, as usinas Tucano VI, VII e VIII, que somam 155 MW, serão destinadas ao regime de autoprodução de energia.

Já o consórcio Serra das Almas, dividido entre a francesa EDF e a PEC Energia, obteve a autorização para seis plantas nos municípios de Urandi, Licínio de Almeida e Jacaraci, todos na Bahia, totalizando 195 MW de potência. O consórcio é destinado ao mercado livre.

Em relação aos projetos fotovoltaicos, o destaque é para o parque Bom Lugar, de 217,8 MW entre seis usinas em Icó, no Ceará, e de posse da empresa Lightsource Bom Lugar Geração de Energia Ltda.

A Aneel também aprovou seis UFVs da companhia Bom Jesus Investimentos, totalizando 148 MW do parque Luzeiro, localizado em Bom Jesus da Lapa, Bahia.

A empresa Força Eólica do Brasil também recebeu autorização para as centrais Luzia 2 e 3, somando 119,7 MW em Santa Luzia, na Paraíba. Por fim, a Enercom Energias Renováveis teve aprovada a usina Luiz Gonzaga III, de 30 MW em Terra Nova, no Pernambuco.


quanto-custa-a-energia-solar

1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page