Espaços preservam o distanciamento social e aproveitam, entre outros aspectos, os recursos fotovoltaicos
Após a pandemia provocada pela covid-19, o mundo não será o mesmo e muitos cuidados sanitários deverão ser tomados para evitar riscos de contaminação pelo vírus. Nas escolas, por exemplo, onde a aglomeração é inevitável, os cuidados deverão ser redobrados. Pensando nisso, arquitetos da Curl la Tourelle Head Architecture (CLTH), no Reino Unido, projetaram um novo design para as salas de aula após a reabertura das escolas, aproveitando espaços ao ar livre e recursos renováveis. A proposta tem como objetivo evitar os espaços restritos de circulação para manter o distanciamento social entre os alunos e funcionários.
O projeto inclui a utilização de recursos renováveis de energia, como painéis fotovoltaicos e energia solar, para aquecer a água que os alunos utilizam para lavar as mãos, que ficará disposto ao ar livre, assim como os espaços espalhados entre as salas de aula.
Ainda de acordo com o projeto apresentado pelos arquitetos, as salas de aula serão instaladas em tendas ao ar livre, localizadas ao lado do prédio da escola. A ideia é evitar que os alunos circulem pelos corredores da parte interna e receberão um fluxo de ar maior. No interior das salas ao ar livre, a distribuição das carteiras também foi alterada para que os alunos mantenham o distanciamento de dois metros.
Os arquitetos destacam que a disposição de todos os espaços circulares incentiva o deslocamento no sentido horário. A medida é uma forma de evitar que tanto os alunos, quanto os funcionários se encontrem enquanto caminham.
“Pensamos num projeto com esse conceito para ajudar os alunos e funcionários a voltarem para a escola, reduzindo a possibilidade de infecção, com espaçamento adequado de alunos e funcionários em ambientes com ar fresco”, explicou o diretor da Curl la Tourelle Head, Wayne Head.
Comments