top of page

Arábia Saudita e Dubai investem em grande projeto de energia solar concentrada

grupomotaservicos

Sistema que consegue armazenar calor é a aposta de ambos para tornarem-se referência em energias renováveis na próxima década

Em um novo relatório da Arab News, foi anunciado que Arábia Saudita e Dubai estão apostando fortemente em avançados sistemas de energia solar para diversificar o setor de energia de ambos na próxima década. Segundo o relatório, o novo plano vai adotar a energia solar concentrada para ajudar na transição da dependência excessiva do petróleo para o uso de fontes limpas. 

Diferente das mais conhecidas, como as células fotovoltaicas (PV), a energia solar concentrada (CSP), segundo o relatório, tem se tornado atrativa. A maior diferença é que, em vez de usar os fótons da luz solar e convertê-los em corrente contínua, como os painéis fotovoltaicos, os sistemas CSP usam o calor gerado pela luz solar para converter água em vapor, que é usado para girar uma turbina e gerar eletricidade.

Abdulhameed Al-Muhaidib, diretor de gestão de ativos da Arábia Saudita – Potência ACWA, destaca que a tecnologia é bem diferente do PV porque é preciso fazer uma troca de calor e usar turbinas a vapor, um processo que a encarece.

Por outro lado, o armazenamento é vantajoso. “A principal vantagem do CSP é o armazenamento, já que é possível armazenar calor, enquanto em painéis não dá e as baterias de lítio necessários para esse processo ainda são caras”, explica.

Tecnicamente, no sistema CSP, a luz do sol é refletida de uma série de espelhos inclinados de modo a refletir a luz solar até um receptor no topo de uma torre. Dentro do receptor, um circuito de água é canalizado a partir de baixo e é convertido em vapor. Este vapor é então usado para alimentar uma turbina, condensado de volta para a água e alimentado de volta para a torre para iniciar o processo novamente.

Uma torre solar de 260 metros está em construção em Dubai com previsão de fornecer a 320.000 residentes energia gerada de um recurso renovável 24 horas por dia, evitando 1,6 milhão de toneladas de emissões de carbono anualmente. Assim que a totalidade do projeto estiver concluída, a estimativa é reduzir as emissões de carbono em mais de 6,5 milhões de toneladas por ano.

“Até 2030, o parque solar produzirá 5.000 MW”, disse Saeed Al-Tayer, diretor executivo de centro de Eletricidade e Água de Dubai. Ele acrescenta que o projeto usará uma área de 44 quilômetros quadrados. “Vamos apresentar vários recordes mundiais, como o menor custo de energia de CSP, a torre solar mais alta do mundo, e a maior capacidade de armazenamento térmico que permite a disponibilidade de energia 24 horas por dia.”


quanto-custa-a-energia-solar

0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page