Democrata afirmou que recolocará os EUA no Acordo de Paris e apresentou plano de investir US$ 2 trilhões em ações para descarbonizar a geração de energia do país até 2035
Por Ricardo Casarin
A Associação das Indústrias de Energia Solar dos Estados Unidos (SEIA) avalia positivamente o plano de combate às mudanças climáticas de Joe Biden e anunciou que apresentará um programa sobre energia renovável para a nova administração e membros do congresso. O candidato democrata foi considerado vencedor das eleições presidenciais no sábado (7).
“Eu quero parabenizar pessoalmente Joe Biden pela aparente vitória nas eleições presidenciais de 2020. O plano do presidente eleito para combater às mudanças climáticas permitirá que nossa indústria crie centenas de milhares de empregos bem remunerados por todo o país”, disse a CEO da SEIA, Abigail Ross Hopper, em nota sobre o resultado eleitoral.
“Esperamos trabalhar com essa administração e com o congresso em políticas para reduzir as emissões de carbono, incluindo medidas de tributação para pavimentar o caminho para uma maior adoção de energia solar e sistemas de armazenamento”, assinalou a dirigente.
Durante a campanha, Biden afirmou que recolocará os EUA no Acordo de Paris menos de 24 horas após tomar posse da presidência e apresentou um plano de investir pelo menos US$ 2 trilhões em ações para descarbonizar a geração de energia do país até 2035.
Abigail destacou que a entidade compartilha a crença de que os EUA deve ser ambicioso em uma escala sem precedentes para enfrentar os desafios do clima. “A fonte solar tem índices de aprovação de 90% e a maioria da população do país, independente da filiação política, apoia ações contra as mudanças climáticas. O setor cria empregos tanto em redutos republicanos quanto nos democratas e ajuda o meio ambiente.”
“Ao longo desse ano, nos encontramos com legisladores para discutir políticas de comércio, tributação e energia, e acreditamos que temos uma relação construtiva com líderes de ambos os partidos. Nas próximas semanas, iremos apresentar nosso plano de 100 dias para a nova administração e membros do congresso”, afirmou a dirigente.
De acordo com Abigail, o plano inclui políticas executivas e propostas legislativas para definir as fundações de uma economia forte baseada em energia limpa. “O plano de 100 dias é organizado ao redor de três princípios estratégicos: políticas de energia limpa e clima, desenvolvimento de infraestrutura e força de trabalho, e garantia de competitividade e abertura de mercados para a energia limpa.”
Comments