Associação de Apoio a Pessoas com Câncer será abastecida por energia solar
- grupomotaservicos
- 4 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Projeto foi uma doação do Rotary Club e ajudará na redução de custos com energia elétrica
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), em Santa Cruz do Sul, município brasileiro no estado do Rio Grande do Sul, a 55 km de Porto Alegre, terá a partir de agora um meio que vai ajudar na economia dos custos com a energia elétrica. A Associação recebeu do Rotary Club Santa Cruz do Sul uma doação de um sistema de energia solar fotovoltaica.
Por meio da realização do 28º Baile da Comenda Rotária, foi possível arrecadar recursos para a instalação do empreendimento. O baile é um tradicional evento, que reconhece e homenageia pessoas e entidades pelos serviços prestados à comunidade.
Ao todo as placas solares custaram R$ 15 mil e foram instaladas gratuitamente pela empresa Esolar Brasil, em parceria com o proprietário Carlos Wollmann. “A economia mensal com essa primeira parte da aplicação das placas solares ficará em torno de R$ 800,00”, explicou Zaluar Dutra, presidente do Rotary.
A Associação disponibiliza aos usuários hospedados ar-condicionado em todos os quartos, possibilitando um conforto ainda maior. “Graças ao Rotary Club Santa Cruz do Sul conseguimos essa grande realização, pois estamos em um período difícil, nossas doações também estão sendo afetadas”, afirmou Lusardo Ramos, assessor de comunicação da Aapecan.
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, que atende gratuitamente e se mantém com a ajuda de doações pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Conta com 14 unidades de atendimento e dez casas de apoio em todo Estado, tem cerca de 1,9 mil pacientes cadastrados no Vale do Rio Pardo, Centro-Serra e Região Carbonífera.
De acordo com a assistente social, Cláudia Lunardi Fernandes, além da economia no custo na energia elétrica, ter um sistema como esse ajuda a gerar energia com o mínimo impacto ambiental.
Reduzir os gastos mensais com a energia elétrica também resulta em investimentos futuros e na possibilidade de aumentar os atendimentos à comunidade. “É uma forma de pensar no futuro, porque a gente sabe da demanda, que a cada dia aumenta mais”, complementa. Atualmente, a Aapecan atende cerca de 320 pessoas por mês. No entanto, a instituição conta com 1.645 cadastros de pessoas que já passaram por atendimento no local.
A Casa de Apoio de Santa Cruz do Sul foi inaugurada em outubro de 2011, realizando atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares e oficinas, além de orientação e acompanhamento social e psicológico sem custos. A Aapecan se mantém com a ajuda de todos e por meio de doações fornece aos seus assistidos alimentação, abrigo, carinho, e todo apoio para o enfrentamento da doença.










Comentários