Sistema foi instalado na área administrativa e, quando há excedente de energia, instituição ganha crédito para ser usado em outros meses
A Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas (AAPI), em Ipatinga, Minas Gerais, acaba de instalar uma usina de energia solar em sua sede administrativa, localizada no bairro Imbaúbas, para atender a área. Quando houver excedente de energia, a instituição ganha crédito para ser usado em outros meses.
Segundo Wanderley Mandes Ribeiro, presidente em exercício da AAPI, a energia solar não beneficia apenas a questão financeira, mas também o meio ambiente. Um reflexo disto é o aumento expressivo da casa com energia solar e a produção de energia através de parques e usinas fotovoltaicas. O Brasil tem um potencial enorme de captação e geração de energia solar, onde são gerados atualmente somente 0,05% da capacidade. Mas, ainda este ano, a expectativa é de que o país esteja entre os 20 maiores países em geração de energia.
Para quem tem receio sobre a eficácia do sistema, Mendes destaca algumas vantagens, sendo a energia solar um recurso totalmente renovável, não faz nenhum barulho, não polui o meio ambiente e sua manutenção é de baixo custo e por último gera uma economia de até 95% da conta de luz.
Além dessas características, o painel solar fotovoltaico é marcado pela robustez e pela resistência a ciclos adversos da temperatura, em média, o sistema fotovoltaico dura entre 20 e 25 anos. Segundo um relatório organizado pela empresa EME SOLAR – Elétrica Mais Energia Solar, o monitoramento do sistema fotovoltaico é feito por meio de um aplicativo criado pelo fornecedor dos inversores. Nele é possível acompanhar a produção de energia, entre outros dados elétricos.
A performance do sistema instalado na AAPI representa o percentual obtido pela relação entre a energia que é produzida e energia que é projetada (esperada). O valor projetado leva em consideração alguns dados que variam durante o ano, dentre eles o climático, por isso o valor projetado é dimensionado em uma média mensal estipulada no espaço de tempo de um ano.
O valor projetado na média é de aproximadamente 8 mil kwh/mês. Para confirmar a performance, é necessário ter dados de um ano de geração, mas, por enquanto, com os dados obtidos até o momento, a geração já se aproximou da projeção.
Foram instalados 252 painéis fotovoltaicos com uma capacidade de geração de 96 mil KWh/ano, projeto que equivale ao abastecimento de 40 casas com consumo médio de 200 KWh/mês. Durante nova exposição feita aos diretores, técnicos da empresa Energizar explicaram que o investimento da AAPI é “uma medida sustentável com foco na prática do consumo consciente tendo o sol como fonte de energia”. A associação deixará de enviar cerca de 10 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente a cerca de 30 árvores plantadas por ano.
No total, a entidade deve obter um desconto anual de R$ 67 mil, levando-se em conta o consumo médio da entidade. Os gastos no consumo de energia elétrica da AAPI serão reduzidos em 95%.
Comments