top of page

Austrália Meridional registra 100% de abastecimento por energia solar

grupomotaservicos

Fato ocorreu durante uma hora; desse total, 77% vieram de sistemas solares instalados nas casas, com supervisão do Australian Energy Market Operator

A Austrália Meridional conseguiu um feito inédito para o mundo. Pela primeira vez foi realizado o registro de um país 100% abastecido energia solar. Desse total, 77% vieram de sistemas solares instalados nas casas, com supervisão do Australian Energy Market Operator (AEMO). O feito ocorreu entre às 12h até às 13h locais, tornando-se assim um marco histórico global. Além dessa realização, vale registrar que a energia solar é particularmente popular na Austrália Meridional pela abundância de luz do Sol que acontece nessa região. 

Somente este ano, o país registrou a instalação de cerca de 2 500 casas, sendo que, no total, estão equipados 228 mil telhados. Por isso, todos juntos, foram capazes de fornecer 992 megawatts durante a hora em que a energia solar alimentou todo o estado da Austrália Meridional. No caso, as instalações solares contribuíram com 313 megawatts.

Até agora, os sistemas solares só tinham conseguido atender 89% das necessidades energéticas do estado, e os sistemas domésticos forneciam 900 megawatts.

A AEMO prevê mais 36 mil novos sistemas solares nos telhados nos próximos 14 meses. Isto significará que a rede da Austrália Meridional verá zero necessidades, uma vez que os sistemas solares nos telhados serão capazes de satisfazer, sozinhos, 100 por cento da procura energética. Trata-se de um verdadeiro fenômeno no panorama energético global.

O estado da Austrália do Sul é caracterizado pela natureza selvagem. Nele, se destacam locais como Bunda Cliffs, uma falésia com 100 quilômetros de extensão ao longo da Grande Baía Australiana, a Planície de Nullarbor, vasta, árida e desabitada, e as dunas vermelhas do Deserto de Simpson. A capital Adelaide, que tem uma cultura rica e é conhecida como “cidade das igrejas”, fica perto dos vinhedos do Vale de Barossa e das praias protegidas da península de Fleurieu.

Ainda sobre as realizações no segmento de energia solar, recentemente foi registrada a construção da maior usina do segmento. Porém, a energia gerada não será aproveitada pelo próprio país, será transportada para além do mar por meio de cabos.

A construção solar será tão grande que poderá ser vista até do espaço. O projeto terá cerca de 10 GW de potência instalada, numa área de 15 000 hectares, correspondente a quase 20 000 campos de futebol. A instalação ficará no norte do país e terá custo de AUD$ 20 bilhões.

Apesar de todo o investimento, a energia terá outro destino que não a própria Austrália. O projeto também conta com a construção do maior cabo submerso do mundo, de 4.500 quilômetros, que exportará eletricidade direto para Cingapura por meio de uma rede de corrente contínua de alta tensão.

Para que todo o sistema funcione, a empresa de energia de Cingapura deverá também construir a maior bateria do mundo, localizada em Darwin. A energia irá abastecer Darwin e terá como fim Cingapura, por meio do cabo submarino. Espera-se que o projeto possa fornecer energia para mais de 1 milhão de pessoas, cerca de 20% da população do país.


1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page