top of page

Barragem mais alta da Europa terá usina solar

grupomotaservicos

Instalação dos painéis solares na grande altitude permite captar energia mesmo em climas frios e nublados

A Suíça terá uma usina de energia solar com uma capacidade instalada de 2 MW e produção anual de eletricidade de 2,7 GWh a partir de 2021. Esta é a previsão da Axpo, empresa responsável pelo projeto de instalação do empreendimento na barragem de Muttsee, a mais alta da Europa, situada a 2.500 metros acima do nível do mar.

A central solar projetada pela Axpo representa uma importante contribuição para aumentar a oferta de energia limpa nos meses frios. Um dos grandes problemas que as centrais solares suíças enfrentam durante o inverno é o fato de estarem constantemente fechadas por uma camada de nevoeiro. 

A instalação dos painéis solares na grande altitude permite evitar esta situação e captar mais radiação solar, pois a eficiência dos sistemas fotovoltaicos e os módulos solares é maior a baixas temperaturas. Além disso, as camadas de neve refletem a luz do sol, o que se traduz num maior rendimento da energia solar.

Outra vantagem que viabiliza o projeto é o fato de já existir a infraestrutura necessária, ou seja, a ligação à rede de 16 kW, e a estrutura atual da barragem servir, tal como está, para a instalação da central solar, não sendo necessário ocupar mais espaço.

No empreendimento, devem ser instalados 6 mil módulos fotovoltaicos, que permitem cobrir uma área de 10 mil metros quadrados na vertente sul da barragem.

A região foi escolhida por ter algumas vantagens, entre elas as temperaturas mais baixas, que aumentam o desempenho das placas, o efeito reflexivo da neve e a ausência de neblina. Além disso, o empreendimento deve aproveitar a rede de transmissão da hidrelétrica, a Linthal 15, que funciona como uma espécie de “bateria” que equilibra as oscilações das fontes de energia solar e eólica integradas à rede energética da Europa.

De acordo com a Swisssolar, associação que representa as empresas de energia solar fotovoltaica da Suíça, o país precisa de 50 GW para atender seu consumo de forma sustentável no futuro. Portanto, a construção da usina solar vertical na barragem de Muttsee pode ajudar na transformação energética do país.

O grupo suíço Axpo produz, comercializa e distribui energia em mais de 30 países europeus, aos quais se uniram recentemente os Estados Unidos. Com 5 mil trabalhadores, combina a experiência de mais de 100 anos na produção de energia amiga do ambiente e a capacidade de inovação para um futuro energético sustentável.

A empresa é líder internacional em trading energético e no desenvolvimento de soluções personalizadas para os seus clientes e gere a maior carteira de energias renováveis da Península Ibérica. Recentemente, foi considerado melhor Trader Energético do mundo, pelo conceituado ranking da “Energy Risk”.


quanto-custa-a-energia-solar

1 visualização0 comentário

Comentários


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page