País utilizou 64.693 MW médios, alta de 4,2% em relação a 2019 e de 0,2% em comparação ao ano passado
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) mostrou em dados do seu boletim quinzenal que o consumo de energia elétrica se manteve estável na primeira quinzena de setembro.
De acordo com os dados, o país teve alta de 0,2% no consumo em relação ao mesmo período do ano passado e de 4,2% em relação ao ano anterior, utilizando 64.693 megawatts médios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
O consumo do mercado regulado (ACR), que abastece consumidores residenciais e negócios menores, foi de 42.692 MW médios, diminuição de 2,4% em relação a 2020. O mercado livre (ACL), que atende a empresas de maior porte e setores da indústria, teve alta de 5,5%, com consumo de 22.001 MW médios.
O Dia da Independência (7 de setembro), que caiu em uma terça-feira, influenciou o resultado, como apontado pela CCEE. O feriado levou a emendas na segunda-feira para o comércio, causando a saída de consumidores do mercado regulado para o mercado livre nesses dias.
Caso não houvesse o efeito causado pela migração de ambientes no último ano, o mercado livre cresceria 1,1%, enquanto o mercado regulado diminuiria apenas 0,2%.
Comentários