top of page

Brookfield Energia Renovável adquire complexo solar em Minas Gerais

grupomotaservicos

Ação foi realizada por meio de um contrato com a Solatio para a aquisição de 20 parques solares ainda em desenvolvimento

Um total de R$ 3 bilhões estão previstos para serem investidos na construção de um complexo solar de 1,2 GWp de potência instalada por parte da Brookfield Energia Renovável. O empreendimento ocupa uma área de mais de 3 mil hectares no município de Janaúba, norte de Minas Gerais, e a negociação envolve a Solatio, que contou com assessoria do Banco BV, CERES Inteligência, CMU Energia e Vilas Boas Lopes Frattari Advogados.

Ao todo serão 20 parques em fase final de desenvolvimento, que deve abastecer cerca de 1,2 milhão de residências e sua construção está prevista para iniciar ainda em 2020. A conclusão está prevista para 2022 ou 2023. Segundo comunicado, a transação está sujeita a condições usuais de fechamento, e deve ser finalizada até o quarto trimestre deste ano.

Com essa transação, a Solatio totaliza mais de 4,6 GWp de projetos desenvolvidos e vendidos. A companhia ainda possui em seu portfólio 8 GWp em diferentes estágios de desenvolvimento.

Esta não é a primeira aquisição de empreendimento solar dessa divisão da Brookfield.  Somente neste ano, no Brasil, a empresa já havia adquirido um complexo de 370 MWp, localizado no Ceará, que está atualmente em construção.

Após a finalização destas construções, a Brookfield atingirá uma capacidade instalada superior a 3 GW no Brasil, com ativos hídricos, eólicos, de biomassa e solares. 

No Brasil desde 2001, a operação da Brookfield Energia Renovável também apresenta resultados expressivos: capacidade instalada maior que 1.500 MW e mais de 60 ativos energéticos. Esses números, somados a uma atuação transparente no mercado, credenciam a Brookfield Energia como uma parceira estável e eficiente.

A Solatio possui origem espanhola e está presente no país desde 2009, sendo pioneira no segmento fotovoltaico.  Em agosto de 2019, a empresa anunciou o investimento de R$ 21 bilhões até 2023 em usinas fotovoltaicas em Minas Gerais. A ideia era produzir 6.430 MW nos próximos quatro anos, o equivalente à potência da hidrelétrica da Itaipu Binacional.

As usinas fotovoltaicas vão abastecer as cidades mineiras Araxá, Coromandel, Várzea da Palma, Janaúba, Arinos, Francisco Sá e Buritizeiro. Segundo o presidente da Solatio, Pedro Vaquer, “70% do projeto será concluído até o fim de 2022. Os outros 30% estão programados para 2023”.

Atualmente, a empresa tem produção para atender mais de sete milhões de residências, por meio da Usina de Marambaia, em Pirapora, considerada a maior usina fotovoltaica da América Latina e a terceira maior do mundo.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page