Ator anunciou recentemente pelo Instagram sua adesão a energia solar. Além de sustentável, medida pode reduzir em até 95% gastos com a conta de luz
O ator Bruno Gagliasso, ávido na defesa de causas sociais e sustentáveis, anunciou recentemente em seu Instagram que vai usar energia solar para abastecer sua residência. Além da preocupação ambiental, a tecnologia fotovoltaica é capaz de reduzir em até 95% as despesas com eletricidade.
Outros artistas, como Isis Valverde e Dudu Azevedo, também já anunciaram adesão à energia solar. Apesar de Gagliasso integrar o mundo das celebridades, a energia solar está cada vez mais popular e de fácil adesão. Segundo Camila Ramos, vice-presidente de financiamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), para ajudar na aquisição do sistema de energia solar, o Brasil dispõe de mais de 70 linhas de financiamento, com taxas de juro a partir de 0,75% ao mês, um patamar abaixo de outros momentos de crise no Brasil, o que viabiliza a instalação.
“Devido ao cenário delicado de crise econômica por conta do Covid 19, mesmo o consumidor que não dispõe de recurso próprio também pode adquirir o sistema, uma vez que a economia na conta de luz trazida pela energia solar já paga a parcela do financiamento e ainda pode aumentar o poder aquisitivo das famílias em suas demais necessidades diárias”, explica.
Segundo a ABSOLAR, mais de 70% dos sistemas fotovoltaicos instalados no país são em residências. No ano passado, dados da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica revelaram que a instalação de placas solares para a geração de energia elétrica triplicou no Brasil em 2019, em relação ao ano anterior. Em 2019, foram 95,3 mil instalações, enquanto em 2018, o número era de 30 mil. No total funcionam no país 145,3 mil estruturas que produzem a própria energia por meio da GD (geração distribuída) fotovoltaica.
Para o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a tecnologia solar fotovoltaica é uma grande aliada neste momento de crise econômica, pois além de proteger o consumidor desta energia do aumento de tarifa, ainda traz economia direta ao bolso do brasileiro.
Comments