O modelo foi recebido pela EDP e conta com sistema de bateria que garante um trajeto de 300 km
Primeiro ônibus abastecido por energia solar foi entregue pela BYD. Ele foi recebido pela EDP e transportará os colaboradores da empresa para a região onde fica localizada a Usina Termelétrica Pecém, entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante (CE). O veículo irá consumir a energia conservada nas baterias para percorrer o trajeto de 70 km.
O automóvel, possuindo carroceria da Marcopolo e chassi da BYD, é operado diariamente pela empresa Gertaxi para transportar os funcionários até a usina. As empresas envolvidas no projeto aplicaram treinamentos com o intuito de gerar uma compreensão do sistema, preparando os motoristas para lidarem com suas especificidades.
Segundo a BYD, o conjunto de baterias do ônibus pode ser recarregado no estacionamento da empresa, por meio de um carport, e permite um percurso de 300 km. A instalação de 183 placas solares proporcionam a independência diante da produção de energia da UTE e do sistema de distribuição. Seguindo essa perspectiva, as placas carregam as baterias do veículo durante as pausas realizadas entre as viagens.
A segunda fase desse projeto planeja a aplicação de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaic- OPV) no teto do veículo. Eles têm a capacidade de produzir energia elétrica a partir da luz solar, contando com uma tecnologia flexível, a qual permite a sua instalação em diferentes lugares e superfícies.
Além disso, as células presentes no teto do automóvel passarão por testes dentro das condições climáticas da região Nordeste, com o objetivo de abastecer uma parcela da demanda dos serviços em seu interior, como carregamento de celular e outros apetrechos.
A substituição do sistema de energia tradicional pela fonte renovável é uma tentativa da UTE Pecém de garantir maior sustentabilidade.
“Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão”, afirma Marcello Schneider, diretor da divisão de ônibus da BYD.
O executivo também destacou outros benefícios trazidos pelo modelo de ônibus elétrico abastecido por energia solar. “É excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”.
Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP Brasil, relatou que a empresa tem voltado sua atenção para o segmento da mobilidade elétrica e busca protagonizar a transição energética no país. “O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, pontua o empresário.
Veja também: Bateria Solar da BYD B-Box
Kommentare