top of page

Cabos adequados nas instalações fotovoltaicas aumentam vida útil do sistema

grupomotaservicos

IFC COBRECOM destaca as principais características desses equipamentos

A IFC COBRECOM alerta sobre a importância dos cabos adequados nas instalações fotovoltaicas para o desempenho e para a vida útil de todo o sistema fotovoltaico. A empresa é dedicada na produção desses cabos elétricos que devem seguir as normas técnicas do segmento, atendendo características específicas diferenciando-se dos cabos que são geralmente utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão. 

“Os cabos elétricos utilizados em instalações fotovoltaicas devem atender as especificações da Norma ABNT NBR 16612 publicada em 2017”, revela o professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que é também consultor técnico da IFC COBRECOM.

Moreno também reforça que entre os principais requisitos exigidos pela NBR 16612 estão: cabos para uso fotovoltaico adequados para operar em temperatura ambiente de – 15 ºC até 90 ºC com a máxima temperatura de operação para 120º C por 20.000 h, condutor de cobre estanhado, classe 5 de encordoamento, isolação e a cobertura constituídas por uma ou mais camadas extrudadas de composto não halogenado termofixo.

Outro detalhe importante, é que os cabos para instalações fotovoltaicas devem ter cobertura nas cores preta (negativo) ou vermelha (positivo) e verde ou verde/amarela (condutor de proteção), além de marcação a cada 50 cm escrito “uso em sistema fotovoltaico”, e serem resistentes água e à radiação UV.

Quanto à durabilidade de um cabo elétrico para instalação fotovoltaica, Hilton Moreno explica que não existe um requisito específico na NBR 16612 que trate a respeito desse assunto.

“Os componentes de um sistema fotovoltaico têm uma vida útil de no mínimo 25 anos. E para que essa durabilidade se torne possível é importante contar com um cabo for corretamente dimensionado, selecionado e instalado”, conclui o consultor técnico da empresa.

Além de limpa e renovável, a energia solar proporciona grande economia para quem investe nela. Atualmente no país, o crescimento no número de instalações fotovoltaicas pode ser notado tanto nas usinas de grande porte, como também junto aos centros consumidores (telhados de indústrias, hospitais, prédios residenciais e comerciais, casas, entre outros).

Outra vantagem da energia solar é que ela pode gerar uma economia entre 50 e 95% na conta de luz, sendo que o investimento inicial para a instalação das placas solares e de todo o equipamento, acaba sendo pago ao longo dos anos pelo que foi economizado com a redução da conta.

Além disso, o Brasil é um país com grande incidência de raios solares, o que beneficia a produção desse tipo de energia.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page