top of page

Califórnia liga maior sistema de armazenamento por baterias do mundo

grupomotaservicos

Apenas na primeira etapa, com capacidade de 250MW/250MWh, projeto já é referência global

O maior sistema mundial de armazenamento de eletricidade por meio de baterias entra em operação na Califórnia, nos Estados Unidos. De iniciativa da concessionária de energia LS Power, o projeto Gateway Energy Storage (Portal de Armazenamento de Energia), em San Diego, tem capacidade de 250MW/250MWh, superando o Hornsdale Power Reserve (Reserva de Potência Hornsdale), na Austrália, com seus 150MW/193MWh, que ganhou repercussão por usar baterias da fabricante de automóveis elétricos Tesla.

Apesar de já bater o recorde, os 250MW representam apenas a primeira parte do projeto americano. A capacidade de armazenamento deverá chegar aos 750MWh até o final deste ano e, quando totalmente pronto, deverá atingir 1GWh.

A LS Power também já está construindo outros três sistemas de armazenamento de energia em baterias: Ravenswood, em Nova York (316MW), e Diablo (200MW) e Leconte (125MW), ambos também na Califórnia.

“Com o objetivo de fornecer energia para a rede durante os horários de pico de demanda, nossos projetos de armazenamento a bateria melhoram a confiabilidade elétrica, reduzem custos e ajudam nosso estado a cumprir seus objetivos climáticos,” disse John King, diretor da LS Power.

Na Califórnia, o uso do armazenamento de energia solar tornou-se a fonte mais confiável no estado, superando a eólica e o gás natural na capacidade de fornecer energia nos horários de maior demanda. Segundo um estudo encomendado pela Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, um projeto de geração solar que armazene energia por quatro horas terá uma capacidade de despachar energia para o grid de 99,8%.

O estudo comparou a “despachabilidade” de diversas fontes de energia – ou seja, a capacidade efetiva das fontes de produzir energia quando o sistema mais necessita – e os cenários possíveis quando se acrescenta o uso de sistemas de armazenamento. Os resultados mostram caminhos para que o estado americano atinja sua meta de gerar 100% de sua eletricidade livre de carbono até 2035.

Saiba mais: Usina solar

No Brasil, apesar do cenário ser diferente da Califórnia, a combinação de solar e armazenamento é extremamente importante ao país. No entanto, ainda não há uma regulação específica para sistemas de armazenamento conectados à rede, mas o tema já aparece na pauta de modernização do setor elétrico – a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem um programa de P&D estratégico voltado para armazenamento. Em nível comercial, já existem projetos que utilizam soluções de armazenamento “atrás do medidor”, em geral consumidores de média tensão que utilizam baterias para gestão energética.


0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page