Empresa construirá usina em Pernambuco e Ceará, que entrarão em operação comercial antes de janeiro de 2023
A Canadian Solar ganhou contratos para dois projetos de energia solar fotovoltaica que somam 190,5 MWp. Os empreendimentos foram negociados no Leilão A-6 deste ano, realizado em outubro. A companhia desenvolverá e construirá o projeto Gameleira de 152,4 MWp no estado do Ceará e o projeto Luiz Gonzaga de 38,1 MWp, localizado em Pernambuco.
A construção está prevista para começar no terceiro trimestre de 2021 e no primeiro trimestre de 2022, respectivamente, e os projetos entrarão em operação comercial antes de janeiro de 2023, dois anos antes da data exigida pelo governo.
Segundo comunicado da empresa, quando entrar em operação, as duas usinas gerarão aproximadamente 433 GWh de eletricidade anualmente. Parte da energia gerada (30%) será comprada por um grupo de empresas de distribuição sob dois contratos de 20 anos, com um preço médio contratado de R$ 84,38/MWh, cerca de US$ 22. Com a conquista desses dois projetos, a Canadian contabiliza cerca de 1,6 GWp de capacidade contratada desde que iniciou sua participação no mercado brasileiro.
Recentemente, a Canadian Solar fechou três projetos de energia solar fotovoltaica (PV), somando 393,7MWp em dois leilões de empresas privadas realizados no Brasil no terceiro trimestre deste ano. Os projetos serrão construídos em Pernambuco, Ceará e Minas Gerais.
O estado de Pernambuco contará com um projeto com capacidade de 190,5 MWp. No Ceará, o contrato visa 76,2 MWp como parte do Projeto Lavras, que é desenvolvido pela empresa no estado. O início da construção está previsto para 2021 e a operação para 2022. Quando as duas usinas estiverem em pleno funcionamento gerarão 598 GWh de eletricidade por ano. A COPEL Energia comprará a maior parte da energia gerada, sob dois Contratos de Compra de Energia de 15 anos (PPAs).
Além disso, a Canadian Solar ganhou outro projeto de 127 MW no estado de Minas Gerais, previsto para o início das operações comerciais antes de janeiro de 2023. A geração desta usina solar será de 280 GWh de eletricidade anualmente. A maior parte da energia gerada será comprada por uma das maiores concessionárias de energia elétrica do país sob um PPA de longo prazo. “Este projeto será construído na mesma região e próximo a outros projetos existentes desenvolvidos e construídos pela empresa em Minas Gerais”, acrescentou a empresa.
Os três projetos, assim como muitos outros recentemente anunciados pela empresa no Brasil, usarão painéis bifaciais da fabricante sino-canadense. Esse tipo de PPA corporativo é o primeiro a ser executado pela companhia no Brasil e agregará em seu portfólio pouco mais de 1GWp de PPAs contratados desde sua entrada no mercado brasileiro. Agora, a empresa tem mais de 2GW de PPAs premiados e contratados na América Latina.
Segundo o presidente e CEO da Canadian Solar Shauwn Qu, a empresa obteve sucesso em vencer projetos em todos os seis leilões federais de energia realizados até o momento no Brasil e agora ganha o primeiro lote de PPAs corporativos neste mercado em expansão. Temos o compromisso de longo prazo com a energia solar no Brasil e essa vitória é o primeiro passo para iniciar investimentos no mercado brasileiro de contratos de compra de energia corporativa”, comentou.
Commentaires