top of page

Candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro, quer implantar energia solar em prédios públicos

grupomotaservicos

Político propõe modelo de cidade inteligente, automatizando e desburocratizando processos na prefeitura

O candidato a prefeito de João Pessoa, na Paraíba, Ruy Carneiro, destacou que um dos seus compromissos a partir de 2021 é a implantação do conceito de cidade inteligente. Como parte da transformação sustentável que o candidato quer implantar energia solar nos prédios públicos de toda a cidade, reduzindo as despesas do município com tecnologia e inovação.

“Na nossa cidade, o Sol brilha quase o ano inteiro e nós não usamos a energia solar a nosso favor. Temos que trazer esses conceitos de cidades inteligentes, implementando a energia solar nos prédios públicos e implementar a reciclagem de lixo com geração de energia a partir de biomassa, economizando para investir em quem mais precisa”, concluiu.

Para avançar nessa iniciativa ele defende a desburocratização de processos para empresários que querem investir no município. “Quando não atrapalha o empresário, a prefeitura ajuda muito. Até para tirar um alvará é necessário ir pessoalmente à prefeitura. Isso vai mudar na minha gestão”, disse ele durante debate com um grupo de empresários da capital no dia 8 de outubro.

Ele ressalta que essas questões burocráticas na prefeitura é muito difícil e exige frequentemente vários deslocamentos, gerando trânsito e poluição na cidade. Para acabar com esse desconforto, o candidato propõe digitalizar todos os processos, tornar mais fácil e objetivo abrir empresas, emitir alvarás e outros processos.

A alta incidência solar, com relação aos demais estados do País, torna a Paraíba um local de grande potencial para a geração de energia fotovoltaica, destacando-se na qualidade dos recursos energéticos (eólico e solar), que são abundantes e acessíveis. Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar (publicado pelo INPE em 2017), a Paraíba possui um dos índices mais altos de incidência da radiação solar no Brasil, chegando a atingir anualmente mais de 2.200 kWh/m2 no setor oeste do Estado.

Na geração de energia solar fotovoltaica centralizada, atualmente o Estado possui quatro parques que totalizam uma potência instalada de 108,40 MW. Está em fase de construção mais um parque de 27 MW e, além disso, em projetos já outorgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais 14 parques que totalizam 416, 27 MW.

Já em relação à geração distribuída, a Paraíba é um dos estados em que se registra maiores crescimentos no Brasil. Até 31 de agosto de 2020, a potência instalada atingiu cerca de 67,6 MW, distribuída em 4.450 unidades consumidoras, o que representa um crescimento de mais de 3,3 vezes em um apenas ano.

O Governo do Estado incentiva o setor garantindo a isenção da incidência de ICMS, equipamentos e materiais utilizados para geração de energia solar e eólica, como: aquecedores solares de água, aerogeradores de energia eólica, células solares em módulos ou painéis, torre para suporte de gerador de energia eólica e pá de rotor ou turbina eólica.

Além disso, instituiu a Política Estadual de Incentivo à Geração e Aproveitamento da Energia Solar e Eólica no Estado da Paraíba, com o objetivo de estimular os investimentos e a implantação de sistemas de energia solar e eólica; apoiar a produção de energia solar fotovoltaica e térmica para autoconsumo em empreendimentos particulares e públicos, residenciais, comunitários, comerciais e industriais.


2 visualizações0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page