top of page

Carvão mineral é ultrapassado por geração solar centralizada na matriz elétrica

grupomotaservicos
Carvão mineral é ultrapassado por geração solar centralizada na matriz elétrica

Grandes usinas fotovoltaicas ocupam a sexta posição entre as maiores fontes de eletricidade nacional e somam 3,8 GW de capacidade

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a potência de operação da fonte solar fotovoltaica ligada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) passou as usinas termelétricas movidas a carvão mineral. O levantamento mostra que são 3,8 GW em geração solar centralizada, superando os 3,6 GW da fonte fóssil brasileira.

De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as usinas solares fotovoltaicas representam 2,15% da matriz elétrica nacional, não levando em consideração a geração distribuída. Ao superar o carvão mineral, a geração solar passa a ser a sexta maior fonte de energia elétrica do Brasil.

O CEO da Absolar, Rodrigo Sauaia, aponta que a escassez hídrica e o crescimento das tarifas de energia, vividos atualmente, reforçam a função estratégica da energia solar para diversificar e fortalecer o suprimento de eletricidade do Brasil.

“As usinas solares de grande porte geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos atualmente, duas das principais responsáveis pelo aumento tarifário sobre os consumidores.”

“Diante da crise hídrica e da nova bandeira de escassez hídrica, é fundamental que o Governo Federal aumente a participação da energia solar no Brasil, para diversificar a matriz elétrica e baratear a energia para a sociedade e os setores produtivos”, acrescenta Sauaia.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page