Ideia foi instalar um sistema off-grid 3KVA com uma bateria B-Box BYD, com capacidade mensal de 270Kwh
Uma casa de campo localizada na cidade de Cavalcante, em Goiás, na Chapada do Veadeiros, conta com um sistema off-grid 3KVA e uma bateria B-Box BYD, da maior fabricante de baterias recarregáveis do mundo, com geração mensal de 270Kwh, em conjunto com os painéis solares instalados na residência. O grande objetivo do proprietário, o arquiteto Daniel Mangabeira, é buscar autonomia e gerar a própria eletricidade a partir de uma fonte limpa e renovável.
O valor do investimento não foi divulgado, no entanto, ter um sistema 100% sustentável e que não me gera despesa, é muito vantajoso financeiramente, conforme mostram os estudos nacionais e internacionais na área.
O processo é simples: toda energia produzida pelos painéis solares é armazenada em baterias, que garantem o abastecimento em períodos mesmo sem sol ou à noite. A casa é completamente independente de qualquer concessionária e não possui conta de energia. E a geração de energia é para todos os equipamentos projetados, como a bomba da piscina, iluminação, ventiladores, geladeira e eletrodomésticos.
“Por meio desse sistema, notamos que a energia não acaba”, comenta Narciza Leão, atriz e produtora de eventos, complementando que os vizinhos, que têm baterias estacionárias, não conseguem ligar todos os equipamentos e ainda são surpreendidos com problemas na interrupção de energia.
Isto ocorre porque o sistema off-grid com as baterias de fosfato ferro lítio funciona perfeitamente. A empresa Fonte Solar foi a responsável por instalar o sistema. “Com o sistema off-grid de baterias de fosfato ferro lítio da BYD é possível viabilizar não só a iluminação, como funcionamento de geladeiras para guardar alimentos refrigerados ou até vacinas, resfriadores de leite, garantir a comunicação, o funcionamento de ar-condicionado, ventiladores e até sistemas de bombeamento de água”, afirmou Natália Maestá, engenheira e diretora da empresa.
A companhia executa projetos off grid desde 2013, porém com o avanço da tecnologia e com a bateria de fosfato ferro lítio, está focada em ofertar o sistema Off Grid Fonte Solar de Alta Performance. Essas baterias, fabricadas pela BYD e utilizadas no sistema B-BOX BYD, são as de maior qualidade e as mais eficientes do mercado.
O B-Box da BYD foi desenvolvido com baterias de fosfato de ferro-lítio. Os modelos disponíveis no mercado são as versões: B-BOX PRO 13.8; B-BOX LV; B-BOX HV, ESS Outdoor e ESS Container, que podem ser utilizadas em residências, comércio, indústrias, condomínios em áreas rurais ou urbanas, off-grid e on-grid.
As baterias se diferem basicamente pela capacidade de armazenamento e consequentemente, os seus tipos de uso. A B-BOX PRO 13.8 trabalha tanto em sistemas on grid como off grid, possui um sistema de refrigeração natural e é expansível até 32 módulos, chegando a 441,6 KWh.
Já a bateria B-BOX LV tem um sistemas on-grid, com opção de adicionar um backup. Expansível até três módulos, sendo que sua capacidade de armazenamento parte de 3.5 KWh e alcança 14KWh no sistema modular. E a B-BOX HV possui um sistema modular on grid e comporta um backup sendo que sua capacidade parte de 5KWh e alcança 10KWh. Em todos estes modelos sua aplicação pode ser tanto de porte residencial e comercial.
De acordo com a engenheira, o sistema off grid tem o investimento bem maior comparado ao on grid devido ao banco de baterias, o payback é longo, mas se paga e ainda resta um tempo de uso sem qualquer custo, considerando que as baterias de fosfato ferro-lítio têm durabilidade de até 30 anos. A engenheira explica ainda que se for considerado o aumento tarifário, ele se torna ainda mais atraente, pois não depende em nada da concessionária.
Veja também: Aquecimento solar em piscina | Bomba de água solar
Comments