top of page

Casa Frederico Ozanam no Piauí ganhará sistema fotovoltaico

  • grupomotaservicos
  • 17 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Entidade que abriga idosos da capital Teresina quer reduzir conta de luz com o uso de energia solar

O deputado estadual, Fábio Novo (PT), investiu R$ 150 mil para a instalação de painéis fotovoltaicas na Casa Frederico Ozanam, entidade que existe há 38 anos em Teresina, no Piauí, e abriga hoje 47 idosos. A demanda era uma antiga necessidade da instituição de redução dos custos com a energia elétrica. Trata-se de um auxílio importante para o abrigo, que gasta cerca de R$ 6 mil por mês na conta de luz.

Recentemente, o deputado e o vereador Dudu (PT) foram acompanhar a obra e todo o processo de instalação do sistema fotovoltaico. A Casa Frederico Ozanam fica localizada na zona Norte de Teresina e é especializada na prestação de serviços e contribuição no cuidado com os idosos. 

Segundo o vereador Dudu, a casa é da instituição da Sociedade de São Vicente de Paula que presta assistência com cuidados e atenção aos idosos que não possuem condição ou familiares para estarem os assistindo.

“Agradecemos muito a Fábio Novo pela ação e investimento no abrigo. Ao longo dos nossos mandatos sempre destinei verbas de subvenção, pois acredito no trabalho praticado pelos Vicentinos. Sou Vicente proclamado desde criança e a Sociedade de São Vicente de Paula presta um serviço relevante no mundo, no Piauí e nossa cidade. Agradecemos ao deputado pela emenda, pois será muito importante para aquele abrigo”, conclui o vereador.

A energia solar pode reduzir em até 95% o valor na conta de luz, sobretudo em tempo de pandemia de covid-19. A fonte solar é uma forma de produção de energia mais barata, portanto mais competitiva, e vai ao encontro de um consumo mais consciente alinhado à sustentabilidade tão necessária para o mundo. Por esses fatores, ela pode ajudar na recuperação da economia brasileira, a exemplo do que aconteceu nas crises de 2015 e 2016, conforme aponta dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), quando a fonte cresceu 104% e 125%, respectivamente, ajudando no reaquecimento econômico. 

A energia solar é uma ferramenta estratégica que pode ser adotada pelos governos federal e estaduais para recuperação da economia brasileira, com políticas e programas específicos. É uma opção importante de geração de emprego e renda rápida e distribuída nos municípios, porque as pessoas podem gerar sua própria energia em casa, no pequeno comércio, na indústria, nos prédios públicos ou em propriedades rurais.

Há cerca d quatro anos, o Piauí é referência para o resto do país em relação à instalação de usinas fotovoltaicas. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado está na liderança em relação à potência instalada na geração centralizada, incluindo operação, construção e os projetos oriundos de leilões. De acordo com os dados, a potência instalada no Piauí chega a 1,5 GW. Em segundo lugar vem o Ceará com 850,1 MW e a Bahia em terceiro, com 804,4 MW.

Segundo dados da Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, o estado abriga hoje o maior parque solar da América do Sul, o Nova Olinda, localizado no município de Ribeira, a 377 quilômetros da capital, Teresina. Junto a mais dois parques nas cidades de João Costa e São João são produzidos 270 megawatts.

Em operação há 2 anos, a usina Nova Olinda foi construída com investimento de U$ 300 milhões pela empresa Enel Green Power no Brasil, gerando 1.700 empregos, sendo grande parte mão de obra da região. A grandiosidade da usina resume-se a 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares, com capacidade instalada de 292 megawatts, podendo produzir mais de 600 GWh por ano, o que daria para iluminar 300 mil casas.

Comentarios


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page