Intenção é facilitar a sustentabilidade dos projetos e a busca por investidores apoiarem a causa social da fonte fotovoltaica
Por Ricardo Casarin
A Clean Energy Latin America (CELA) firmou uma parceria com a organização social Revolusolar, que desenvolve projetos de geração solar distribuída (GD) em comunidades no Rio de Janeiro, fornecendo acesso gratuito ao software de análise de viabilidade financeira de instalações de GD, o Re.value. “Por meio do uso do Re.value, a Revolusolar pode avaliar a viabilidade financeira dos projetos que ela está desenvolvendo em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, facilitando a sustentabilidade dos projetos e a busca por investidores apoiarem a causa”, explica a diretora geral da CELA, Camila Ramos.
Ela conta que o software foi lançado em abril de 2019 e, desde então, foi utilizado por clientes de diversos segmentos da cadeia de valor da GD, especialmente empresas de energia solar e investidores. “Mesmo durante a pandemia, nossos clientes continuam utilizando normalmente, já que o software está na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar.”
“Algumas chamadas de propostas (RfQs) de telecom e outros setores continuam acontecendo, os usuários continuam enviando propostas a seus clientes, e a análise de viabilidade dos projetos por investidores e bancos financiadores continuam suas atividades normais. Inclusive temos percebido um aumento da demanda da análise de viabilidade de projetos de GD para aquisição (M&A) por investidores”, destaca.
Camila afirma que o Re.value. é utilizado para análise de viabilidade financeira de projetos de GD por empresas solares, investidores, bancos financiadores e clientes finais (consumidores de energia). “Ele é utilizado para elaboração de propostas para clientes consumidores de energia solar, para due diligence e para otimização de projetos.”
O secretário executivo da Revolusolar, Juan Cuervo, detalha que o software permite a organização incorporar todas as variáveis relevantes no modelo e buscar a sustentabilidade financeira para a expansão do projeto. “Isso nos auxilia na tomada de decisões e aumenta a segurança para todos os outros parceiros. A utilização do software garante que todos os custos e detalhes do projeto sejam considerados, além de permitir a realização de testes de estresse financeiro considerando diferentes cenários regulatórios.”
“O software será particularmente importante para a criação da primeira de muitas cooperativas de energia solar nas favelas brasileiras. A parceria com a CELA também nos ajuda na divulgação do projeto e na conexão com outros potenciais parceiros”, afirma o executivo.
Cuervo revela que a Revolusolar tem outros parceiros do mercado de energia solar. “O setor tem demonstrado interesse em democratizar a energia solar e utilizá-la como ferramenta na promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades de baixa renda. As parcerias consistem em sua maioria na doação de equipamentos necessários às instalações, liberação de acesso a softwares pagos, prestação de serviços gratuitos ou com descontos, sempre visando a máxima qualidade técnica e eficiência no projeto.”
Em relação ao atual momento de pandemia de coronavírus, ele explica que a organização está atuando em ações de auxílio às comunidades e suspendeu as atividades presenciais relacionadas à energia. “Estamos coordenando ações de auxílio emergencial às favelas da Babilônia e Chapéu Mangueira, em parceria com as respectivas associações de moradores. Está aberta a “Campanha Babilônia e Chapéu Contra o Coronavírus”, em que arrecadamos doações e distribuímos para os moradores.’
“No que diz respeito à atuação relacionada à energia solar, a equipe está atuando de forma remota, com foco no planejamento e organização do que será nosso maior projeto, a primeira cooperativa de energia solar em uma favela brasileira, que iremos implementar assim o isolamento acabar. Além disso, estamos aprimorando processos internos e implementando melhorias na governança, gestão e comunicação, de forma de ter uma atuação mais eficiente quando a situação normalizar.”
Comments