top of page

Centro de Pesquisas e Eficiência Energética da CAOA inaugura fachada com filme solar orgânico

grupomotaservicos

Equipamentos são leves, flexíveis, quase transparentes, captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica

Por Cristiane Pinheiro

Por meio de uma parceria firmada entre Sunew e instaladora SolarVolt, empresa brasileira especializada em soluções solares, o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE) da empresa CAOA, localizado em Anápolis, Goiás, ganhou uma fachada coberta de Filme Fotovoltaico Orgânico (OPV). Capazes de captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, os filmes são leves, flexíveis e quase transparente

Para atingir o objetivo de captar cada vez mais a luz do sol, foi usado o modelo Sunew GLASS, que é encapsulado em vidro. O material cobre uma área de cerca de 850 metros quadrados do prédio, sendo considerado a maior fachada de vidro com OPV do mundo e um dos maiores projetos a utilizar o material.

Segundo especialistas, a eficiência do OPV cresce com o aumento da temperatura externa, o que o torna ideal para áreas expostas à forte radiação solar, independente do posicionamento em direção ao sol. A energia mensal gerada por essa instalação é suficiente para abastecer todas as estações de trabalho do prédio.

O projeto ainda traz melhorias relacionadas ao clima e ao consumo de energia, uma vez que os filmes fotovoltaicos absorvem raios infravermelhos e, portanto, a necessidade do uso do ar condicionado é reduzida. De tal forma, essa solução reflete em uma economia de energia ainda maior no prédio.

A versatilidade desta nova forma de gerar energia pode ser constatada nas diversas superfícies em que o material já foi aplicado: no teto de caminhões, em mobiliário urbano ao até em estacionamentos.

Instalado na planta em Anápolis (GO), a CAOA Montadora inaugurou o Centro de Pesquisas e Eficiência Energética em 2015, resultado de um investimento de R$ 130 milhões, viabilizados com recursos próprios. O local proporciona a realização de ensaios de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.

Para o CEO da CAOA, Mauro Correia, este espaço tornou-se uma peça-chave para viabilizar e agilizar os principais lançamentos da empresa e agora terá ampliada sua própria eficiência com a substituição de parte da energia elétrica utilizada pelo consumo de energia solar e com uma substancial diminuição de emissões de CO2. 

“Nossa expectativa com a instalação do painel é muito grande e demonstra nosso real comprometimento com a sustentabilidade de nossa planta. Com o CPEE, a CAOA Montadora tem conseguido ótimos resultados em pesquisas e nas homologações que envolveram os lançamentos do Hyundai New Tucson, dos CAOA Chery, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8, mas buscamos muito mais que isso e temos realizado diversos esforços para conscientizar e transformar o comportamento dos nossos colaboradores diretos e indiretos e o desenvolvimento socioambiental de toda a região. A implementação desse projeto personifica e concretiza todo o esforço e trabalho desenvolvido por nossas equipes nos últimos anos”, explicou o executivo.

Já o diretor Técnico da planta e CEO da CAOA Chery, Marcio Alfonso, explica que a CAOA prioriza a pesquisa com foco nas energias renováveis.  “Temos feito grandes avanços nos estudos de biocombustíveis e agora com a parceria com a Sunew e Solar Volt agregamos mais uma frente importantíssima na busca por soluções inovadoras na linha de pesquisa de células fotovoltaicas de baixo peso e alta capacidade de conformação. Esta é mais uma ação que reforça o nosso compromisso com a busca da sustentabilidade através da pesquisa e inovação realizada no Brasil, em um momento em que a indústria automobilística ingressa em uma fase de transformação tecnológica sem precedentes.”


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page