Empresa vai construir mais de 40 empreendimentos fotovoltaicos para abastecer 94 unidades no Brasil
Por Cristiane Pinheiro
A Ambev, empresa brasileira dedicada à produção de bebidas, entre as quais cervejas, refrigerantes, energéticos, sucos, chás e água, e 14ª maior companhia do país em receita líquida e que controla cerca de 68% do mercado brasileiro de cerveja, vai construir mais de 40 usinas de energia solar em 21 estados e no Distrito Federal onde atua. A ideia é abastecer 94 centros de distribuição da companhia.
O plano faz parte do compromisso da empresa de que até 2025 usará 100% de energia renovável e reduzirá as emissões de dióxido de carbono em 25%, instalação de 51 mil painéis solares com capacidade de 19 megawatts (MW), o suficiente para abastecer 15 mil casas.
O projeto será executado em cooperação com a Solution, GD Solar e Gera Energia, responsáveis por todo o projeto e fornecerão energia para a Ambev por meio de um contrato de 10 anos. Após esse período, os produtores de bebidas terão a opção de compra das unidades. Até dezembro, outras 20 unidades serão inauguradas e as demais deverão ser utilizadas até o final do primeiro trimestre do ano que vem.
“A ideia do projeto solar nasceu da iniciativa de fornecer energia para a cervejaria do grupo”, afirmou Leonardo Coelho, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Suprimento da Ambev.
No mês passado, foi inaugurada a primeira usina solar em Anápolis, em Goiás. A planta é construída no formato da marca Budweiser e atenderá os quatro centros de distribuição da empresa no local. No ano passado, a Budweiser da Ambev anunciou a construção de um parque eólico de 80 MW na Bahia, e o empreendimento será desenvolvido em colaboração com o gerente de investimentos da Casaforte, que deverá entrar em operação no início de 2022 e garantirá 100% do consumo das cinco cervejarias Budweiser do país.
Este ano, a empresa firmou parcerias com uma série de parques solares de Minas Gerais para fornecer energia limpa a bares e restaurantes. A empresa desenvolveu uma plataforma para conectar as fazendas solares aos estabelecimentos, gratuitamente. A energia limpa chega normalmente pela rede da distribuidora local.
O projeto piloto já está sendo implementado nas cidades de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia. A expectativa é beneficiar até 30 mil bares e restaurantes. Para aderir, o estabelecimento deve se cadastrar na plataforma digital e esperar a conta chegar normalmente, já com desconto. A economia é de até 15%.
Qualquer bar pode participar do projeto nas cidades já atendidas. Neste ano, a Ambev pretende expandir o programa para todo o estado de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Maranhão e para o Distrito Federal. “O gasto com energia elétrica é um dos mais representativos dentro desses estabelecimentos, que utilizam freezer, geladeira e outros equipamentos que tem alto consumo de energia e são essenciais para a atividade”, explica Renan Gaiad, gerente de sustentabilidade e suprimentos da Ambev.
Comments