top of page

Cepel inaugura laboratório de sistemas fotovoltaicos

grupomotaservicos

Com simulador solar e maior área útil para ensaios no País, laboratório poderá testar qualquer módulo fotovoltaico comercial existente no mercado

O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica – Cepel, maior centro de pesquisas em energia da América Latina, inaugurou, no dia 25 de outubro, o Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos – Simulador Solar (LabSol). O grande diferencial do LabSol é oferecer a maior área útil de ensaio existente no Brasil (3 m x 3 m de área iluminada), com a melhor classe de exatidão do mercado mundial (A+A+A+), assegurando alta confiabilidade aos ensaios.

O LabSol é resultado de uma parceria com a Petrobras, que, na qualidade de Associado Especial do Cepel, investiu cerca de R$ 1 milhão para a aquisição do simulador de energia solar. O Cepel aportou recursos da ordem de R$ 300 mil para obras e infraestrutura do laboratório.

O simulador solar fornece iluminação com as mesmas características da luz solar natural, funcionando em uma instalação de teste abrigada e em condições controláveis.

O LabSol está capacitado a executar projetos de P&D para os diversos agentes do setor e a realizar ensaios exigidos pelo Inmetro para atender ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). No simulador, é possível avaliar, com precisão, a eficiência, a curva de potência e outras grandezas elétricas de módulos fotovoltaicos.

Hoje, é obrigatória a etiquetagem para que módulos fotovoltaicos possam ser comercializados no país, assim como para inversores fotovoltaicos de até 10 kW e, para obtenção dessa etiqueta, o equipamento deve passar por ensaios normatizados, realizados por poucos laboratórios no Brasil. Os testes de módulos poderão ser feitos no LabSol, enquanto os inversores serão testados no Laboratório de Smart Grids, que também está sendo desenvolvido em parceria com a Petrobras.

Em seu primeiro projeto de P&D, o laboratório avaliará a degradação de centenas de módulos fotovoltaicos instalados em diferentes locais do Brasil e tem como cliente a Petrobras. A vida útil de módulos de silício cristalino, por exemplo, é de cerca de 25 anos. Ao longo desse período, há uma degradação progressiva do equipamento, causando perda de eficiência. Ou seja, com o decorrer dos anos, a energia gerada cai gradativamente. Desta forma, é muito importante conhecer a evolução da eficiência dos geradores fotovoltaicos sujeitos às condições climáticas e realidade brasileira para uma estimativa do retorno do investimento na implantação de empreendimentos do gênero.

Além deste projeto, o Cepel também executa, em parceria com Petrobras, projeto de P&D voltado à avaliação de desempenho de diferentes tecnologias fotovoltaicas operando em sistemas conectados à rede elétrica.

Segundo o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro, a pretensão é expandir o Labsol, capacitando-o a realizar também ensaios de envelhecimento acelerado de módulos fotovoltaicos. “Nossa intenção é que o LabSol seja o primeiro de um conjunto de laboratórios que realizarão ensaios de envelhecimento e caracterização de módulos fotovoltaicos.

É importante que tenhamos resultados para a nossa realidade climática. Com o crescimento da energia fotovoltaica no país, torna-se primordial termos dados brasileiros de desempenho e degradação dos geradores fotovoltaicos, não só para estimarmos, com maior precisão, a energia gerada pelas plantas ao longo de sua vida útil, como também elaborarmos procedimentos de manutenção tropicalizados e, até mesmo, subsidiarmos o desenvolvimento de tecnologias mais adequadas ao nosso clima”.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), de Reive Barros, do diretor de Transmissão da Eletrobras e presidente do Conselho Deliberativo do Cepel, Marcio Szechtman; do gerente executivo do Cenpes/Petrobras, Orlando Ribeiro; do presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Barral; do presidente da Chesf, Fábio Lopes; do diretor de Operação e Manutenção de Furnas, Djair Roberto Fernandes; do vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Marcio Trannin; e dos diretores do Cepel Amilcar Guerreiro, Raul Balbi Sollero e Aracilba Rocha, dentre outras autoridades e executivos do setor.


quanto-custa-a-energia-solar
0 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page