top of page

CGR Energia desenvolve solução para a escassez energética no agronegócio

grupomotaservicos

Projeto utiliza energia solar fotovoltaica para o bombeamento de água e é capaz de suprir o funcionamento de bombas de até 250 cv

Por Adriana Dorante

A CGR Energia desenvolveu uma solução que utiliza a energia solar fotovoltaica para o bombeamento de água, capaz de suprir o funcionamento de bombas de até 250 cv. Com a solução, o bombeamento é realizado sem a necessidade da rede elétrica, do uso de geradores diesel e até mesmo de baterias elétricas, que acabam elevando o custo do sistema e inviabilizando o investimento.

O uso dessa tecnologia inovadora promete ser funcional e sustentável e pode ser a solução para a escassez energética no agronegócio e ampliar as áreas irrigadas no Brasil, aumentando a produção agrícola. A tecnologia tem potência total de 650 kWp, capaz de suprir ainda a demanda hídrica e energética para duas bombas de 150 cv, completamente isoladas da rede.

O agronegócio tem papel importante na economia brasileira. Hoje o país é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e o agronegócio corresponde a um grande percentual do PIB. No entanto, ainda existem alguns problemas que acabam impedindo uma expansão ainda maior deste segmento, dentre eles a falta de disponibilidade energética para conexão elétrica das bombas de captação de água e dos pivôs de irrigação, essenciais para qualquer plantio.

A indisponibilidade energética acontece porque as redes de distribuição das concessionárias ou não possuem capacidade para suportar novas demandas, ou simplesmente não chegam até as fazendas. Por consequência muitos fazendeiros são obrigados a encontrar a solução através de investimentos em geradores diesel (poluentes e caros) inibindo sua expansão.

A energia solar é uma saída para apoiar o setor de agronegócio. Em junho, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Plano Safra anunciou destinar cerca de R$ 2 bilhões para projetos de inovação ao setor fotovoltaico no meio rural. Este montante está previsto para até 2021.

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), os investimentos em energia solar nas propriedades rurais já passam de R$ 1,7 bilhão no País. Os produtores rurais representam atualmente por 11,7% da potência instalada na geração distribuída a partir do sol no Brasil.

Na visão da associação, a tecnologia do setor de energia solar e o agronegócio têm uma enorme sinergia, que pode ser usada no bombeamento e na irrigação de água, na refrigeração de carnes, leite e outros produtos, na regulação de temperatura para a produção de aves e frangos, na iluminação, em cercas elétricas, em sistemas de telecomunicação, no monitoramento da propriedade rural, entre muitas outras funcionalidades.

Algumas propriedades rurais espalhadas pelo Brasil já se beneficiam com a energia solar fotovoltaica. Adotar medidas mais sustentáveis e econômicas faz toda diferença no produto e no bolso do empreendedor rural. A propriedade que possui sistema de energia solar tem uma importante fonte de economia que elimina a pesada conta de luz.


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
0 visualização0 comentário

留言


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page