Localizada na região do Atacama, empreendimento é usado para gerenciar a frequência do sistema elétrico do país, ajudando a garantir a confiabilidade e estabilidade da rede
De São Paulo
A First Solar anunciou que a usina fotovoltaica Luz del Norte, no Chile, será o primeiro projeto de geração solar centralizada do mundo autorizada a fornecer comercialmente serviços ancilares para a rede elétrica. O operador do sistema elétrico do país (Coordinador Eléctrico Nacional) recentemente adicionou a planta de 141 MW em seu portfólio de empreendimento de grande porte aprovados para serem utilizados em diversas soluções para a rede, incluindo o controle automático de geração.
A usina, localizada na região do Atacama, atualmente está sendo utilizada pelo órgão para gerenciar a frequência do sistema elétrico do país, ajudando a garantir a confiabilidade e estabilidade da rede, ao mesmo tempo em que gera energia renovável. Até hoje, operadores ao redor do mundo tem contado exclusivamente com térmicas e hidrelétricas para serviços dessa natureza.
“Estamos muito satisfeitos com essa realização que aumenta o espectro de tecnologias capazes de fornecer os serviços necessários para manter a segurança da operação do sistema elétrico”, afirmou o diretor da divisão ambiental e de mudanças climáticas do Ministério de Energia do Chile, Carlos Barria.
“Essas capacidades demonstradas estão em linha com nossos planos de intensificar a integração de renováveis em nossa rede, o que permitirá atingir as metas de eliminar usinas de carvão até 2040 e neutralizar as emissões de carbono até 2050”, acrescentou.
O vice-presidente sênior de serviços de energia da First Solar, Troy Lauterbach, declarou que a abordagem visionária do Chile no planejamento de sua rede permitiu que a companhia implementasse uma solução comercialmente e tecnicamente viável. “Enquanto companhias de geração e operadores de sistemas de todo o mundo enfrentam o desafio de descarbonizar a rede, Luz del Norte representa o potencial realizável de usinas fotovoltaicas de grande porte.”
Comissionada em 2016, a usina de Luz del Norte é uma das maiores plantas fotovoltaicas do Chile. O empreendimento utiliza módulos da First Solar e gera eletricidade equivalente para abastecer 50 mil residências.
Opmerkingen