Empreendimento foi construído no deserto da província de Qinghai pela estatal Huanghe Hydropower Development
De São Paulo
A companhia estatal chinesa de energia elétrica Huanghe Hydropower Development concluiu um dos maiores projetos de geração solar do mundo. Com capacidade de 2.2 GW, a usina fotovoltaica foi construída no deserto da província de Qinghai e contará com um sistema de armazenamento de energia de 208.8 MW/MWh.
A Sungrow, fornecedora dos inversores e do sistema de armazenamento da planta, afirmou que a construção foi feita em cinco fases e recebeu um investimento de US$ 2,2 bilhões. O projeto utiliza módulos monocristalinos bifaciais, cujo fabricante não foi revelado, e 900 MW dos inversores SG250HX 1,500 V da Sungrow.
A construção da usina fotovoltaica foi iniciada em novembro do ano passado e foi concluída em setembro. O sistema de armazenamento foi instalado em menos de quatro meses, entre maio e setembro. A fazenda solar irá vender energia para a rede local pelo preço de RMB 0,34/kWh.
“Nós valorizamos o histórico da Sungrow no mercado global de energia fotovoltaica e sistemas de armazenamento. Nesse projeto histórico, a companhia se tornou a primeira a passar no teste funcional de sinergia das duas tecnologias no que se refere ao gerenciamento de um sistema”, declarou um porta-voz da Huanghe Hydropower, no início do processo de instalação da solução.
Na ocasião, o vice-presidente sênior da Sungrow, Jack Gu, destacou que os custos de paridade de energia (LCOE) irão continuar a cair conforme as tecnologias fotovoltaicas inovadoras são aplicadas. “Olhando para um futuro de paridade de rede, a energia fotovoltaica será profundamente integrada com a tecnologia de armazenamento e trará grande apoio ao sistema elétrico.”
O complexo está conectado a uma linha de transmissão de alta potência desenvolvida pela State Grid para conectar as regiões mais remotas do noroeste da China com as áreas mais povoadas no leste do país. O projeto de RMB 22,6 bilhões incluirá a construção de duas estações conversoras com 8 GW de capacidade de transmissão. A linha terá 1,587 quilômetros de extensão, passando por quatro províncias.
Veja também: usina solar
Comments