top of page

Cidade de Pinheiro, no Maranhão, ganha árvore de energia solar

grupomotaservicos

Objetivo da instalação é ajudar no carregamento de equipamentos eletrônicos

A Equatorial Maranhão, em parceria com a empresa Sunew e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), instalou uma árvore de energia solar Praça da Família, na cidade de Pinheiro, no Maranhão. O objetivo é ajudar no carregamento de eletrônicos e promover o desenvolvimento técnico e científico do setor elétrico através de projetos de inovação e sustentabilidade.  Esta é a segunda árvore fotovoltaica disponibilizada pela Equatorial Maranhão. A primeira foi lançada em 2019 e está localizada no Parque do Rangedor, em São Luís

Os visitantes podem utilizar as saídas USB que permitem a recarga de telefones celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos. Cada folha da árvore é um painel fotovoltaico que capta a energia solar, por meio de filmes fotovoltaicos orgânicos. A árvore foi construída de aço inox, com base de madeira e possui o formato de árvore, combinando sustentabilidade, inovação e design com tecnologia que transforma a luz do sol em energia elétrica. 

Segundo Lucas Pinheiro, engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Equatorial Maranhão, Lucas Pinheiro, a OPTree busca despertar o interesse das pessoas no tema de energias renováveis através de uma vivência prática, uma vez que a comunidade pode carregar celulares e tablets com a energia proveniente da luz do sol, que é captada pelas folhas que utilizam a tecnologia OPV. “A OPTree é autônoma energeticamente e armazena a energia do sol também para o uso durante a noite”, destacou Pinheiro.

Esta não é a primeira árvore solar instalada em uma praça no Brasil. Belo Horizonte também já recebeu uma árvore movida a energia fotovoltaica. Unindo sustentabilidade e tecnologia a árvore digital de energia solar é um dispositivo inovador e está localizado no bairro Buritis, também disponibiliza sinal de Wi-Fi gratuito e cargas de bateria.  A responsável pela tecnologia inovadora em BH é a empresa Sunew com apoio da Alsol Energias Renováveis e da construtora MRV Engenharia. A árvore solar conta com filmes fotovoltaicos orgânicos e um painel solar com apenas 1 mm de espessura.

Outra árvore digital solar foi instalada na Praça Ucrânia, em Guarapuava, na região central do Paraná. O aparelho tem a mesma proposta dos demais, e disponibiliza sinal wi-fi grátis para até 100 aparelhos simultaneamente, conforme a Prefeitura de Guarapuava. Cada usuário pode usufruir do equipamento por até 90 minutos por dia. A administração municipal explicou que o equipamento não gerou custos ao município, a empresa que instalou a árvore digital arcou com os custos e fez a manutenção do equipamento.

Na Praça Gabriel Martins, no trecho do Calçadão entre a Rua Professor João Cândido e a Avenida São Paulo, também existe uma árvore digital solar. Todas as árvores digitais instaladas nos centros urbanos funcionam com a captação da luz solar para gerar eletricidade, esta iniciativa tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de soluções sustentáveis na produção e no uso da energia. 


2 visualizações0 comentário

Commentaires


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page