Empreendimento será instalado na região no Algarve, em Portugal, irá produzir 38 874 kWh por ano, o equivalente ao consumo de 14 famílias
Por Cristiane Pinheiro
A cidade portuguesa de Tavira, no distrito de Faro, região no Algarve, Portugal, com cerca de 13 400 habitantes, deverá ter uma central de energia solar. O projeto será financiado pela Coopérnico, cooperativa de energias renováveis, que já conta com um financiamento de 22 mil euros.
A cooperativa, que promove o consumo de energia sustentável e a produção descentralizada de energia, uniu-se à Pontão – Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira, para a criação da que será a segunda central fotovoltaica em modelo de autoconsumo. O empreendimento será o edifício mais sustentável, ao mesmo tempo que vai auxiliar a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a poupar energia e reduzir a fatura de eletricidade.
A central de 20,0 kW irá produzir 38 874 kWh por ano, o equivalente ao consumo de 14 famílias, e pretende evitar a emissão de cerca de 25 toneladas de dióxido de carbono por ano.
A Coopérnico aumentou, com este projeto, para os 1,75 milhões de euros investidos em planos de energia renovável, diretamente dos membros da cooperativa, que atualmente conta com 1867 membros. A cooperativa foi fundada por um grupo de 16 cidadãos vindos de diferentes áreas profissionais e backgrounds, mas que partilham uma preocupação comum: o desenvolvimento sustentável.
Desde então, muitos mais cidadãos se juntaram à Coopérnico e participam nas atividades e na gestão da cooperativa. A cooperativa de energias renováveis alia à sua natureza social o apoio a projetos de solidariedade, educacionais ou de proteção ambiental.
Tavira é uma cidade portuguesa encantadora que está situada perto de um litoral de belas praias. Tavira e o lado oriental de Algarve fazem com que a cidade seja um destino de férias calmo e descontraído, mas a região ainda oferece uma ampla variedade de atividades divertidas e viagens de um dia interessantes.
A cidade tem um centro histórico encantador que é uma alegria de explorar e de descobrir a rica história da cidade. Foi originalmente uma importante cidade mourisca (no século 10), então um importante porto (no século 14), e foi completamente reconstruída após o terremoto devastador de 1755.
Essa extensa e variada história se reflete na variada seleção de monumentos históricos encontrados em toda a cidade. Contido dentro da cidade velha, estão mais de 36 igrejas, antigos mosteiros e as ruínas do castelo dos Mouros.
Comments