top of page

Colégio Concórdia, de Porto Alegre, torna-se autossuficiente em energia

grupomotaservicos

Economia estimada pela instituição de ensino com a energia limpa é de R$ 10 mil mensais

O Colégio Concórdia em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, inaugurou, em sua sede, no final de fevereiro, uma microusina de energia fotovoltaica com 180 placas solares, além de um inversor de alta tecnologia. O sistema, já em funcionamento, vai gerar energia elétrica 100% limpa, além de garantir uma expressiva economia nos custos, estimada em R$ 10 mil ao mês. 

A iniciativa inclui uma série de ações desenvolvidas pelo Concórdia que busca incentivar e estimular práticas sustentáveis dentro e fora da sala de aula, como por exemplo a distribuição de copos ecológicos aos estudantes. 

A escola é mantida por uma cooperativa formada por funcionários administrativos e professores que decidiram pela implantação da usina durante assembleias realizadas para a apresentação do projeto no ano passado. A partir dessa decisão coletiva, o projeto foi executado durante o período de férias escolares, nos meses de janeiro e fevereiro de 2020, pela empresa WB Energia Solar

O diretor do colégio, Gerardo Sammarco, a iniciativa demonstra o compromisso social do Concórdia para contribuir com o meio ambiente através de soluções ambientais limpas e sustentáveis. Segundo ele, nos próximos três anos, o valor poupado na conta de luz será destinado no pagamento da instalação das placas.

Prestes a completar 118 anos, o colégio atende bairros da Zona Norte e Centro da Capital e também municípios vizinhos como Canoas, Eldorado do Sul, Guaíba, Cachoeirinha e Gravataí.

A história inicia em outubro de 1902, quando o pastor luterano Carl Gustav Mahler, após oferecer atendimento religioso às famílias que residiam no bairro Navegantes, funda uma pequena escola com o nome de “Deutsche Evangelisch-Lutherische Konkordia Schule”. 

Em 1907, deu-se a mudança para o atual endereço, onde a Comunidade Cristo, mantenedora do Colégio, havia construído sua própria Igreja (na atual Avenida Franklin Roosevelt). No final de 1921, a mantenedora do Colégio adquiriu ainda o terreno e o prédio pertencentes ao Seminário Concórdia e, por conta disso, dá à escola o mesmo nome.

Em 1967, foi inaugurado o prédio de quatro andares, na Avenida Presidente Roosevelt, que ainda é o prédio principal do Colégio. No dia 1º de setembro de 2000, a Comunidade Cristo é substituída na manutenção do Colégio pela Cooperativa de Trabalho Educacional de Ensino Básico Ltda. (COOPEEB) uma cooperativa de professores, educadores e técnicos do setor administrativo.

Hoje, o Colégio Concórdia mantém sua confessional idade luterana e a vocação cooperativa, procurando constituir e fortalecer a aliança entre as três partes da comunidade escolar, por meio do diálogo e do compromisso de construção coletiva.


quanto-custa-a-energia-solar

1 visualização0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page