Bandeira tarifária vermelha 2 permaneceu: saiba como gerar economia na conta de energia
A tarifa de energia elétrica permanece pressionada no país. A ausência de chuvas causa limitações na produção hidroelétrica (mais barata) e faz crescer a utilização do parque termelétrico. Com o valor de operação do sistema elétrico nacional em níveis altos, a bandeira tarifária vermelha 2 continua vigorando em todo o território no mês de agosto, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será cobrado nas contas de energia elétrica o valor de R$ 9,49 para cada 100 kWh consumidos, como aconteceu em julho.
“Em julho, as afluências nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN) continuam entre as mais críticas do histórico. Agosto inicia-se com igual perspectiva hidrológica, com os principais reservatórios do SIN em níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, informou a Aneel em nota divulgada na noite do dia 30 de julho.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias aponta o custo real da energia produzida, deixando os consumidores responderem ao sinal de preço reduzindo o consumo ou indo atrás de outras soluções, como a troca de equipamentos ou geração própria de energia usando outros recursos, como a energia solar fotovoltaica.
O funcionamento das bandeiras tarifárias acontece de forma simples: as cores verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2) mostram se a energia terá um valor superior ou inferior com relação às condições de geração.
No mês de junho, a bandeira, semelhantemente, foi vermelha patamar 2, mas o valor era de R$ 6,24/100 kWh. A taxa sofreu reajuste no fim daquele mês. Um novo aumento está previsto para setembro, sendo discutido na Aneel.
Conheça dicas para economizar energia
Chuveiro elétrico: tome banho mais rápido, de até cinco minutos, e coloque na temperatura morna.
Ar-condicionado: não deixe portas e janelas abertas em espaços com o equipamento ligado; diminua o tempo de utilização.
Geladeira: deixe a geladeira aberta apenas pelo tempo necessário; regule a temperatura interna a partir do manual de instruções; não coloque alimentos quentes no seu interior.
Iluminação: utilize iluminação natural ou lâmpadas econômicas; apague a luz ao sair de um espaço; pinte o ambiente de tons claros.
Ferro de passar: junte as roupas para passar de uma só vez; separe as roupas por tipo; inicie por aquelas que exigem temperatura mais baixa.
Stand-by: retire os aparelhos da tomada quando possível ou em largas ausências.
Comments