top of page

Complexo Maria Cecília Barbosa, da Sanesul, terá energia solar

grupomotaservicos
Complexo Maria Cecília Barbosa, da Sanesul, terá energia solar

Concessionária tem buscado alternativas para diminuir custos operacionais com aposta na utilização de fontes renováveis

Por Cristiane Pinheiro

O Complexo Maria Cecília Barbosa, em Campo Grande, da Sanesul, vai instalar 159 placas fotovoltaicas, para gerar sua própria energia, totalizando 58,035 kWp (quilowatt-pico), capaz de atender o consumo local.

O projeto faz parte do esforço realizado pela Diretoria Comercial e de Operações, em busca da máxima eficiência energética para a Sanesul. A equipe de gestão de energia, em parceria com o Senai, desenvolveu todo o projeto, que servirá de modelo em outras unidades da Sanesul. A concessionária está começando a utilizar este modelo, já testado em Sidrolândia, no Centro de Reservação de Água 03 (CR-3).

De acordo com Aldo Alvarenga do Amaral, engenheiro eletricista que faz parte da equipe, a produção de energia deverá ultrapassar 82.000 kWh (quilowatt-hora) por ano, o que equivale a uma economia na ordem de R$ 70 mil reais ao ano.“Ela deverá produzir 95% da energia utilizada pelo almoxarifado central e o prédio da Gerência Comercial”, comentou.

Fundada em 26 de janeiro de 1979 por meio do Decreto Estadual nº 071/79, a SANESUL- Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S.A. – é uma empresa de economia mista, com autonomia administrativa e financeira, que compõe a administração indireta e está vinculada ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Iniciou suas operações atendendo 17 localidades, com um total de 52.200 ligações de água. Atualmente, opera 128 localidades, sendo 68 municípios e 60 distritos. Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, a empresa não opera em 11, inclusive a Capital Campo Grande, os assentamentos e a zona rural. É importante ressaltar que os números da Sanesul são referentes apenas às localidades operadas pela empresa.

Para atender a demanda, a Sanesul produz (capta, trata e distribui), em média 10.473.578,23 m³ / mês de água para cerca de 1.381.844 sul-mato-grossenses: 15 localidades são abastecidas pela captação superficial dos rios do Estado, as demais fazem a absorção subterrânea por 428 poços ativos, onde 90 captam os recursos do Aquífero Guarani.

O Governo do Estado por meio da Sanesul, atingiu a universalização do fornecimento da água tratada nas localidades operadas. Agora, o compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de abastecimento de água potável. Além disso, está aumentando progressivamente o índice de cobertura de esgotamento sanitário, buscando a universalização, impactando positivamente na qualidade de vida e no bem estar da população residente em Mato Grosso do Sul.

A Sanesul quer manter a universalização do abastecimento de água nas localidades operadas e aumentar progressivamente o índice de esgotamento sanitário, para que o desenvolvimento social esteja inserido no desenvolvimento econômico, elevando a qualidade de vida e o bem-estar da população, além da proteção do meio ambiente.

Veja também: Energisa Acre


financiamento-para-energia-solar-bv-2-1.jpg
2 visualizações0 comentário

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page