Cooperativa de cafeicultores de Campos Gerais inaugura usina solar para economizar na conta de luz
- grupomotaservicos
- 17 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Com uma economia de R$ 240 mil no ano, complexo possui 480 módulos fotovoltaicos, suficiente para gerar, em média, 23 mil kw de energia por mês
A Coopercam – Cooperativa dos Cafeicultores de Campos Gerais e Campo do Meio Ltda. inaugurou uma usina de energia solar fotovoltaica na sua sede em Campos Gerais, sul de Minas Gerais, com o objetivo de ajudar a cooperativa a economizar mais de R$ 240 mil por ano. Em um espaço de 4 mil metros quadrados, a usina fotovoltaica tem 192kwp de potência e 480 módulos fotovoltaicos, suficiente para gerar, em média, 23 mil kw de energia por mês.
“Esse é um novo caminho para reduzir os gastos na Cooperativa, além de aproveitar uma fonte natural para a geração de energia limpa, contribuindo, assim, para o meio ambiente”, explica José Afonso Gomes, diretor administrativo da Coopercam.
Ele destaca que esse sistema gera inúmeros os benefícios. “Para chancelar esse projeto, fizemos todos os estudos necessários. E a conclusão a que chegamos é que vale muito a pena a Coopercam ter esse sistema em suas dependências, principalmente para a redução dos custos.”
A usina solar da Coopercam foi projetada e construída pela empresa Eletrovan Engenharia que, desde 2016, se dedica a projetos de sistemas solares fotovoltaicos para residências, indústrias/empresas e área rural, atuando nos estados de Minas Gerais e Goiânia.
A Resolução Normativa Aneel nº 482/2012 definiu o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, que possibilita benefícios aos consumidores que desejam gerar energia elétrica para consumo próprio a partir de fontes de energia renováveis e cogeração qualificada ou fornecer o excedente para a rede de distribuição da Cemig.
Dessa maneira, a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. E quando a geração for maior que o consumo, o saldo positivo de energia (excedente) poderá ser utilizado para abater o consumo em meses subsequentes. Os créditos de energia gerados continuam válidos por 60 meses. “Essa é uma das maiores vantagens da usina fotovoltaica, pois toda a energia gerada irá reverter em vantagens para a própria Coopercam”, explica o diretor administrativo.
Para a Coopercam, a energia solar é limpa e renovável e somada a novas tecnologias permite o armazenamento de calor durante certo tempo, de forma que, quando não há sol, a produção de eletricidade não é prejudicada.
Além disso, com a correta localização da usina solar, pode-se ter o máximo de aproveitamento. Outra vantagem é que um sistema com placas fotovoltaicas ocupa pouco espaço, sem a necessidade de desocupação de regiões naturais.
As placas solares são resistentes com durabilidade média de 25 anos e têm baixa manutenção. Por fim, o sistema fotovoltaico é acessível em lugares remotos por não exigir grandes investimentos em linhas de transmissão, as usinas solares conseguem beneficiar comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Comments