Profissionais aprenderão elaborar projetos de viabilidade para substituição de fontes convencionais de energia por sistemas alternativos como eólico e solar
O Senai acaba de anunciar que passará a oferecer curso de formação técnica para o mercado de energia renovável em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Agora, a região já pode contar com profissionais capacitados para suprir a demanda de mão de obra projetada para atender ao crescimento estimado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) de R$ 19,7 bilhões de novos investimentos no País no setor neste ano e uma arrecadação superior a R$ 5 bilhões em 2020.
Segundo a entidade, juntos, os segmentos de geração distribuída (sistemas em telhados e fachadas de edifícios) e centralizada (grandes usinas solares) devem fechar o ano com um total acumulado de mais de 250 mil empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre mais de 15 mil empresas de todos os elos da cadeia produtiva.
A maioria desses empregos é proveniente das 14 mil pequenas e médias empresas do segmento de geração distribuída, responsáveis por mais de 162 mil empregos acumulados.
Diante desse cenário, a região Norte de Santa Catarina, vai contar com o curso de formação de Técnico em Sistemas de Energia Renovável. No curso, o profissional será responsável pela elaboração de projetos de viabilidade para substituição de fontes convencionais de energia por fontes alternativas tais como a eólica e a solar, bem como propõe e coordena atividades de instalação e manutenção de sistemas de energia renovável. Os interessados precisam estar no 2° ano ou já ter concluído o Ensino Médio.
Em setembro do ano passado, o Senai anunciou a expansão da capacitação técnica em energia solar fotovoltaica em mais dez escolas em todo o Brasil para atender às necessidades de um setor em expansão. A iniciativa partiu da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Absolar, o Ministério de Minas e Energia (MME) e da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), por meio da iniciativa Profissionais para Energias do Futuro.
Agora, o curso atende também os estados de Mato Grosso, Santa Catarina, Amapá, Amazonas e Piauí. Na ocasião, em cada uma das escolas, dois professores indicados participaram de treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados.
Para o presidente do conselho de administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, a iniciativa conjunta reforça a responsabilidade das instituições parceiras com a capacitação de qualidade e continuada dos profissionais do setor, especialmente instaladores.
A oferta de cursos e ampliação da infraestrutura, ressalta o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, são fatores-chave para o fortalecimento do setor no país: “A medida contribui para aumentar a qualidade, segurança, durabilidade e performance dos sistemas instalados, no curto, médio e longo prazos, beneficiando, principalmente, os consumidores e usuários da tecnologia”.
Comments