Projeto de lei em município gaúcho prevê a instalação de 15 usinas de microgeração de energia solar, no valor de R$ 10 mil
A Câmara de Vereadores Araricá, no Rio Grande do Sul, aprovou um projeto de lei do Executivo para contratação de operação de crédito com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para instalação de usinas de microgeração de energia solar. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, no dia 28 de abril, em caráter de urgência. O valor para aquisição e implantação de 15 usinas fotovoltaicas é de R$ 10 mil.
“Assim que o projeto chegou, nos reunimos antes da sessão e depois fizemos a votação. A proposta foi aprovada por todos”, contou o presidente da Câmara, Maximiliano (Max) Gomes da Silva.
As usinas de microgeração trarão uma economia significativa de recursos à administração pública, que poderão ser aplicados em outras ações prioritárias, sobretudo nesse momento de crise por conta do covid-19. Além disso, com esse financiamento do BRDE, a prestação será menor do que o atual valor que a prefeitura paga à distribuidora de energia elétrica. Segundo a proposta do PL, a conta de energia elétrica é um dos maiores gastos da administração pública.
O Rio Grande do Sul está entre os primeiros colocados na geração de energia pelo sistema fotovoltaico e também em números de sistemas instalados. Muitos consumidores e comerciantes gaúchos, assim como órgãos públicos têm adotado o sistema de energia solar para economizar energia e para contribuir com a sustentabilidade.
Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) indicam que o Rio Grande do Sul é o segundo colocado no ranking dos estados brasileiros com mais potência instalada no país, com 360,9 MW, com forte presença de projetos na pequena Santa Cruz do Sul, no centro do estado.
A segunda posição é explicada pelo fato de o estado ter mais sistemas de energia solar comerciais instalados, com maior potência se comparados aos sistemas residenciais. De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cidade de Santa Cruz do Sul possui em operação mais de 500 usinas de geração de energia fotovoltaica instalados em residências e comércio.
Em terceiro lugar está a cidade de São Paulo, que possui um dos maiores registros de sistemas instalados em residências, de acordo com dados da Aneel.
Conheça: Maiores usinas solares do mundo
Commentaires