Município de Sertânia, em Pernambuco, será a primeira cidade a ter sistema de imagens com tecnologia fotovoltaica ligado diretamente à guarda municipal
Por Cristiane Pinheiro
O sertão de Pernambuco está inovando e saindo à frente de muitos municípios brasileiros. Sertânia será a primeira cidade a usar energia solar nas câmeras de segurança e o sistema enviará um alerta diretamente para a guarda municipal no uso de sistema de leitura de placas em tempo real de carros e motos com restrição de roubo, clonagem e débitos. O sistema trabalhará online em parceria com o Detran, Secretaria de Segurança Social e Polícia Rodoviária Federal.
Neste primeiro momento serão implantadas 27 câmeras de monitoramento fixas e nove móveis com alta resolução e com ângulos de 180 graus, nas principais ruas e avenidas de Sertânia e nos acessos de Arcoverde, Custódia e Monteiro.
Todo o sistema de segurança da cidade funcionará por meio de duas Centrais de videomonitoramento, que serão instaladas uma na Guarda Civil Municipal e outra na Companhia de Polícia Militar. Juntas elas irão trabalhar 24 horas por dia.
As diversas câmeras serão monitoradas por meio de duas centrais de monitoramento de última geração com equipamentos e sistemas para controle e operação de todos os equipamentos instalados, incluindo transmissão de imagens para emissoras de TV, visualização de imagens via smartphones ou tablets, disponibilização de sistema para alerta de congestionamentos e de cerco eletrônico com alerta de irregularidades de veículos.
No segmento já existem algumas câmeras que são ligadas á energia solar. É o caso da IP VPai Smart Security Solar, um equipamento de vigilância inteligente mais simples e mais acessível hoje em dia, que dispensa infraestrutura de dados, energia ou rede por cabos, idealizada pela Via Technologies, líder global no desenvolvimento de soluções de plataformas e sistemas embarcados.
A câmera VPai Smart permite criar um poderoso sistema de segurança e vigilância de ambientes externos em tempo real. “A combinação de energia solar com uma poderosa câmera IP simplifica radicalmente sua instalação em quaisquer ambientes residenciais, comerciais, industriais ou agrícolas’, afirmou Richard Brown, VP Internacional de Marketing da Via Tech.
A Câmera IP Solar VPai é montada num chassi reforçado dotado de painéis solares embutidos que permitem deslocar esta solução de vigilância autossustentada a locais de acesso difícil ou até mesmo considerados impossíveis – até agora. O dispositivo dispõe de uma câmera Full HD resistente à intempérie que transmite alertas de vídeo ativados por detecção de movimentos de altíssima qualidade, para os aplicativos dos celulares nas plataformas Apple e Android.
Saiba mais: Monitoramento energia solar
Commenti