Transmissão foi realizada da Praia de Pipa no Rio Grande do Norte com cabine coberta por painéis solares
Quando pensamos em energia solar, vem na cabeça as placas instaladas nos telhados para abastecer a energia elétrica de residências. Mas dessa vez, ela foi usada para trazer algo realmente disruptivo: a primeira live do mundo à base de energia solar realizada na terceira edição do “Follow The Sun” no “Chapadão” da Praia de Pipa no Rio Grande do Norte. O evento ocorreu no início de agosto como parte de um projeto de lives idealizado pelo artista goiano Bhaskar, um dos maiores DJs brasileiros, que acumula milhões de plays em seus lançamentos de sucesso por grandes gravadoras internacionais.
Segundo Bhaskar, o Rio Grande do Norte é conhecido como a “terra do sol nascente” e se encaixou muito bem na proposta do projeto. “Seguindo com um modelo de captação consciente e respeitando a natureza, a livestream foi a primeira no mundo à base de energia solar”, destacou.
Para montar a estrutura, o DJ fechou uma parceria com a CGR Energia, que instalou todo o sistema fotovoltaico ao redor da cabine, para captar toda a energia usada para gerar o som e transmitir a live para o público pelo Youtube, abolindo assim o uso de geradores à diesel utilizados antes. Envolto de várias placas solares, a cenografia da apresentação mostrará a sinergia entre natureza e música, totalmente sustentável.
“Fiquei muito satisfeito com todo o desenvolvimento desse projeto e tudo que estamos conseguindo. Meu nome significa ‘sol’, portanto a sinergia de tudo isso é surreal. Ter a primeira live à base de energia solar do mundo é um grande marco para mim. Quando os eventos voltarem, transformaremos a ‘Follow The Sun’ em uma label party intimista, para 300 pessoas, que será também totalmente sustentável, com uma miniusina criada para abastecer o evento, criando algo único e inovador”, revela Bhaskar.
As transmissões de músicas agradáveis têm início sempre às 23h59, com duração até o sol nascer, em meio à natureza. O projeto, que também tem caráter beneficente, também fechou a parceria com a CGR Energia e a ONG “Fraternidade Sem Fronteiras”, que arrecada doações para serem destinadas à projetos socioambientais. A ONG tem como missão mapear as comunidades e levar energia sustentável e água potável para o sertão do Brasil. Bhaskar se tornou o embaixador oficial desse projeto, deixando ainda mais forte o cunho social do “Follow The Sun”.
A estreia do “Follow The Sun” ocorreu devido a pandemia e do distanciamento social, com a ideia de Bhaskar continuar conectado com os fãs através de uma série de LIVEs em meio à natureza e em lugares deslumbrantes, e o intuito de transmitir bem-estar, divertimento e uma mensagem de esperança às pessoas em casa. A primeira edição aconteceu no Lago Paranoá, em Brasília, e a segunda no Salto do Corumbá, em Goiás, em uma cachoeira que emocionou a todos ao amanhecer.
Commenti