top of page

Dobra número de usinas solares no Rio Grande do Sul em 2019

  • grupomotaservicos
  • 4 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

Neste ano, 8.116 mil novas unidades foram implantadas, resultado de preços cada vez mais acessíveis para instalação e grande economia na conta de luz

O número de usinas solares instaladas no Rio Grande do Sul dobrou em 2019, totalizando 8.116 mil novas unidades desde o início de 2019, enquanto no ano passado foram construídos 4.982 empreendimentos. Esse salto inclui a implantação de mini e microusinas solares, para gerar a própria energia, tanto na área urbana quanto no interior. Os valores mais acessíveis e a economia na conta de luz são os maiores atrativos.

Há 5 anos, o Rio Grande do Sul tinha somente 32 estabelecimentos com energia solar instalada. Atualmente, somando o resultado de 2019 já são 15,5 mil usinas. Esse resultado coloca o Rio Grande do Sul em segundo lugar em número de aparelhos instalados, atrás apenas de Minas Gerais.

Desde 2012, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu uma norma, possibilitando o uso dos equipamentos para gerar a própria energia, utilizando fontes renováveis. O excedente é compartilhado com a rede de distribuição.

Na conta, a diferença é gritante. No caso de uma propriedade de Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, o segundo maior custo é o consumo de energia. A solução foi instalar o sistema para atender toda a demanda de luz que a propriedade precisa. “Estamos perto de reduzir 100% a despesa com energia em vista do investimento na energia solar”, conforme o gerente de pós-colheita, Paulo Eduardo Ruberto.

No campo, a agricultora Marise Tereza Schmidt, de Santo Cristo, também optou pelo gerador. “Estava ansiosa para saber os resultados e agora estou bem mais alegre”, afirmou.


Orçamento Energia Solar - Empresas de Energia Solar

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

71997324495

©2020 por Grupo Mota Serviços e Soluções Elétrica. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page