Por meio desta estratégia, empresa garante a tecnologia solar por um período de 15 anos
A EDP Renováveis (EDPR), braço direito da empresa portuguesa EDP no segmento solar e eólica, acaba de assegurar aproximadamente 80% dos quase 7,0 GW de capacidade de compra dessas tecnologias para os anos de 2019-2022, conforme anunciado no Strategic Update de março de 2019.
O contrato de compra e venda (PPA) foi realizado com a Ammper Energía S.A.P.I. de C.V. (“AMMPER”), no México, e a energia será gerada pelo parque solar pv Los Cuervos, de 200 MW. O contrato foi estabelecido em dólares americanos e por um período mínimo de 15 anos.
As operações do projeto solar de Los Cuervos se iniciarão já em 2021, e a capacidade instalada no país e os projetos já desenhados devem alcançar 0,5 GW no próximo ano. Mas a perspectiva é que o portfólio da EDPR aumente a sua diversificação tecnológica e alcance 1,5 GW de capacidade solar em 2022, considerando os atuais ativos solares operacionais e os 1,2 GW de projetos solares já contratados.
Toda essa ação da EDPR de contratar novos PPAs demostra o perfil de baixo risco e a estratégia de crescimento com base no desenvolvimento de projetos competitivos e inovadores com visibilidade a longo prazo.
“Estamos muito felizes com todo esse processo. Esta compra e venda nos proporcionar atingirmos 80% do ambicioso objetivo de 7 GW de incorporação na capacidade global que estabelecemos no plano de negócio com dois anos ainda pela frente”, afirma João Manso Neto, CEO da EDP Renováveis. E por meio desta ação a empresa reforça o compromisso com um mercado como o México, onde já tem uma capacidade instalada de 200MW. “Continuamos a reforçar o nosso papel como uma das referências para a produção de energias renováveis globalmente. Por último, gostaria de salientar o nosso compromisso de manter o nosso plano de investimento até 2022, apesar das circunstâncias que estamos vivendo.”
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento consistente nos últimos anos. Está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante onze anos consecutivos.
E em plena pandemia do covid-19 a empresa também contribuiu com 750.000€ na luta contra o coronavírus. Desta forma, estão financiando projetos nas comunidades locais de quase todos os mercados nos quais a EDPR está presente, de forma a minorar os efeitos do coronavírus.
Estas ajudas serão distribuídas entre dez países: Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Polónia e Roménia, com iniciativas distintas que vão desde doação a bancos alimentares, compra de material de saúde, equipamentos médicos e testes rápidos, ou compra de material escolar digital para facilitar o ensino à distância. Cada mercado foi alvo de um estudo para avaliar as necessidades, direcionando assim as ajudas da forma mais eficaz possível.
Comments