Energias que serão produzidas pelos contratos de PPA contemplam os parques eólicos Alpha, com capacidade de 212 MW, e Beta, de 280 MW, com previsão de comercialização em 2022
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) ganhou dois contratos de compra e venda de eletricidade (PPA), com prazo de 15 anos no leilão de energia renovável CLPE n.º 02-2019, organizado pelo Governo colombiano. As energias que serão produzidas pelos contratos de PPA contemplam os parques eólicos Alpha, com capacidade de 212 MW, e Beta, de 280 MW, com previsão de comercialização em 2022.
Os parques já estão em fase avançada de instalação. A EDPR também já se comprometeu a apoiar a comunidade indígena local, que será beneficiada social e economicamente com as operações na região onde os parques estão sendo construídos.
Segundo comunicado da empresa, este leilão foi realizado no âmbito do mecanismo “Cargo por Confiabilidade” para garantir a segurança da oferta: os projetos recebem uma remuneração pelo seu contributo para a estabilidade do sistema elétrico, bem como pela eletricidade que geram. Agora, a EDPR vai procurar garantir contratos de compra e venda de eletricidade a longo prazo com terceiros (nos chamados PPA), para vender a eletricidade produzida por ambos os parques.
Nesse sentido, a Colômbia será a base para a consolidação da atividade da EDPR no continente latino-americano. A meta da companhia é continuar crescendo na região, no âmbito da sua estratégia de avaliação e oportunidades e desenvolvimento de projetos, tanto de energia eólica como solar fotovoltaica. Seu foco será em mercados rentáveis e centrados com perfis de risco reduzido e com estabilidade normativa, tanto de energia eólica como de energia solar fotovoltaica.
“Com a entrada no mercado eólico colombiano, a EDP dá mais um passo na estratégia de aposta nas renováveis, criando novas opções de crescimento. A liderança da transição energética para um mundo mais verde é o nosso caminho”, destaca António Mexia, CEO do grupo EDP.
A chegada da EDPR na Colômbia é fundamental dentro da estratégia e plano de negócios da companhia para aumentar a sua presença internacional, principalmente por ingressar em um novo país caracterizado por uma crescente procura energética, sólidos recursos eólicos e um desenvolvimento sustentável das suas fontes de energia renovável.
Com a nova conquista, a Colômbia passa a ser o 14º mercado no qual a EDPR vai operar e o terceiro na América Latina, depois do Brasil e do México. Em todo o continente americano (incluindo as operações no Canadá e Estados Unidos), a EDPR, em 30 de junho, contava com uma capacidade instalada de 6029 MW.
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento consistente nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal, S.A. («EDP»), acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante 11 anos consecutivos.
Comentarios