Trata-se de um dos maiores empreendimentos do gênero no Espírito Santo, afirma Carlos Andrade, VP da organização
Por Ricardo Casarin
A EDP Smart entregou uma usina de geração solar para a Brametal no Espírito Santo. Localizada próxima a uma fábrica da empresa, no munícipio de Linhares (ES), a planta gera 2.489 MWh por ano e é composta por 3.780 módulos fotovoltaicos distribuídos em uma área de cerca de 40 mil metros quadrados.
“Com essa planta solar, a EDP entrega à Brametal uma solução que combina eficiência energética e sustentabilidade, rendendo ganhos financeiros e ambientais. Trata-se de um dos maiores empreendimentos do gênero no Espírito Santo, contribuindo para reforçar a posição do Estado no segmento das energias renováveis”, destacou o vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da EDP Brasil, Carlos Andrade.
A usina conta com tecnologia de tracking, na qual os módulos se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares para um maior aproveitamento da irradiação. A energia gerada na unidade evitará a emissão de 260 toneladas de CO2. Além do benefício ambiental, a solução permitirá reduzir os custos com energia elétrica da fábrica da Brametal, que produz estruturas metálicas para os setores de energia e telecomunicações, em aproximadamente R$ 360 mil ao ano.
“Além do ganho em sustentabilidade, temos orgulho em contar que esse é o primeiro parque solar do Espírito Santo com o uso de seguidor solar, tracker, e com tecnologia comparada às utilizadas em usinas solares fotovoltaicas para geração centralizada de energia elétrica, ou seja, UFV com mais de 5 MW”, declarou o diretor comercial e marketing da Brametal, Alexandre Schmidt.
Ele também afirmou que, como empresa tradicional no fornecimento de produtos para geração e transmissão de energia elétrica, a Brametal quer participar do crescente mercado solar fotovoltaico. “Ao unirmos expertises, a partir de agora, poderemos demonstrar na prática aos nossos clientes que temos a melhor tecnologia, que é 100% nacional, para produzir o que o mercado precisa.”
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Espírito Santo ocupa o 14º lugar no ranking nacional de geração fotovoltaica distribuída, com cerca de 2% do total gerado no país. O levantamento mais recente aponta que o estado conta com 45,1 MW de potência instalada. Nesse quesito, o Espírito Santo teve um crescimento de 281% no ano passado.
Comments