Empresa comercializará eletricidade proveniente do parque solar de Lagoa, na Paraíba, que deve começar a operar em 2022
A espanhola EDP Renováveis (EDPR), controlada pela EDP portuguesa, já fez um acordo de 19 anos para compra e venda de energia gerada pelo parque solar de Lagoa, na Paraíba, que deve começar a operar em 2022. Segundo a concessionária à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, que anunciou a negociação no dia 13 de janeiro, a usina brasileira terá uma capacidade total de produção de 66 megawatts.
O novo projeto solar, segundo comunicado da EDPR, “aumenta a diversificação tecnológica do portfólio da EDPR”, que pelas previsões pretende chegar em 2022 a 1,3 gigawatts.
A EDP Renováveis já fechou outros negócios viabilizados também com contratos privados no Brasil, como um complexo solar a ser implementado no Rio Grande do Norte e um parque solar em São Paulo.
Estimulado pela possibilidade de venda da produção futura no chamado mercado livre de eletricidade — em que grandes clientes, como indústrias, podem negociar o suprimento diretamente com geradores e comercializadoras, o número de projetos de energia renovável tem crescido bastante.
“O novo contrato reforça a presença da EDP em um mercado com um baixo perfil de risco, por meio do estabelecimento de acordos de longo prazo, de recursos renováveis atrativos e sólidas perspectivas de médio e longo prazo”, destacou a EDP Renováveis em comunicado.
Saiba mais: O que são recursos renováveis
Ainda segundo o comunicado, até 2022, a meta da empresa é aumentar sua capacidade global em 7 gigawatts, dos quais 5,3 gigawatts estão assegurados por projetos já anunciados, incluindo o novo negócio solar no Brasil, acrescentou a empresa. A EDP Renováveis tem uma subsidiária local e também controla no país a EDP Energias do Brasil, com negócios em geração, transmissão e distribuição de eletricidade.
A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é líder mundial no setor das energias renováveis e quarto produtor mundial de energia eólica. Com uma sólida carteira de projetos em desenvolvimento, ativos de qualidade máxima e uma capacidade de exploração líder no mercado, a EDPR registou um crescimento consistente nos últimos anos e está hoje presente em 14 mercados internacionais (Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Grécia, Itália, México, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos). A Energias de Portugal, S.A. (EDP), acionista principal da EDPR, é uma companhia elétrica internacional líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. A EDP fez parte do Índice Dow Jones Sustainability durante onze anos consecutivos.
Comments