Para a executiva, projetos que não fizeram algum tipo de hedge podem ter a continuidade economicamente inviabilizada
Por Ricardo Casarin
A forte valorização do dólar ante ao real gera risco de impactar o andamento de projetos de geração fotovoltaica, avalia a diretora de geração da Comerc Energia, Josiane Palomino. Segundo a executiva, empreendimentos que não se protegeram da variação da moeda devem sofrer impactados pelo encarecimento de componentes importados.
“Vale olhar com atenção a questão do câmbio. Projetos que não fizeram algum tipo de hedge podem ter sua continuidade economicamente inviabilizada. É algo que depende do empreendedor”, aponta a especialista. Nas últimas semanas, a cotação do dólar comercial tem operado em máximas recordes, variando acima da casa do R$ 4,60 e chegando a superar a marca de R$ 5 pela primeira vez na história durante a quinta-feira (12).
Um dos principais fatores para a valorização do dólar é a epidemia do coronavírus e seus efeitos turbulentos na economia global. O cenário trouxe outra implicação para o mercado de energia solar, por meio dos impactos no fornecimento de componentes. A China, maior produtora mundial do setor, manteve fábricas fechadas para conter o contágio, e boa parte delas ainda não retomou a produção em capacidade total. “A principal preocupação para o Brasil é a importação de módulos. Se houver algum tipo de atraso na entrega, também atrasa o desenvolvimento de projetos”, aponta Palomino.
Ela observa que a situação no país asiático parece estar relativamente controlada. “Não sei se haverá atraso nas próximas semanas, depende do fluxo de materiais na importação. No Brasil, devemos ver algum movimento mais acentuado em relação ao vírus nas próximas semanas.”
Na última quinta-feira (12), o ministro-conselheiro da embaixada da China no Brasil, Qu Yuhui, declarou em entrevista à GloboNews que as empresas estatais chinesas e as grandes empresas já retomaram em mais de 90% a produção e que a normalização das atividades econômicas do país está avançando à medida que a epidemia está sendo controlada.
Comments