Emenda que propõe isenção fiscal para o uso de energia solar é aprovada em Mato Grosso
- grupomotaservicos
- 15 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Proposta do deputado estadual Paulo Araújo (PP) prevê oito anos de isenção tributária para consumidor dessa energia renovável
Foi aprovada, no final de julho, a emenda do deputado estadual Paulo Araújo (PP) ao Projeto de Lei Complementar Nº 53/2019, de autoria do Poder Executivo, que estabelece a isenção de tributação na energia injetada na rede (solar) até 31 de dezembro de 2027.
Na emenda, o deputado ajustou uma distorção com relação à energia solar gerada na unidade consumidora, que previa tributos, tanto para energia elétrica de classe residencial urbana quanto para a energia elétrica de classe rural. A ideia da emenda é reduzir os custos de produção e de uso da energia solar, além de contribuir para a geração de emprego, renda e novas tecnologias na indústria nacional.
Para Araújo, além de reduzir os custos de produção e de uso da energia solar, esse incentivo contribui para a geração de emprego, renda e novas tecnologias na indústria do estado.
O diretor do Sindicato da Construção, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no estado de Mato Grosso, Carlos Alberto da Rocha, afirma que o primeiro benefício da proposta é a segurança jurídica para o setor solar fotovoltaico mato-grossense, nesse caso, necessário para o consumidor, no sentido de que ele tenha informações por qual período ele vai possuir a isenção do ICMS sobre energia injetada.
Passando por cenário econômico crítico, com um alto índice de desemprego, o diretor comenta que esta é uma grande oportunidade para o estado. “A energia renovável é um dos setores que mais emprega e está em franco crescimento no mundo, principalmente no Brasil, e acreditamos que nos próximos anos, aqui em Mato Grosso, teremos grandes investimentos no setor de energia solar fotovoltaica”, ressaltou.
Aprovada na Assembleia Legislativa do Mato Grosso, a proposta de Emenda Constitucional 53/2019 agora depende da aprovação do governador do estado.
Confira outras notícias sobre: Os benefícios tributários da energia solar no Brasil
Com políticas de apoio, Minas Gerais se mantém no topo do ranking da geração distribuída
Câmara Municipal de Petrópolis isenta IPTU para imóveis com energia solar
Santa Catarina dá isenção de impostos para micro e minigeração de energia renovável
São Paulo concede isenção fiscal para o setor de energia solar
Consumidor de energia solar terá desconto no IPTU em Salvador










Comentários